João da Costa critica presidente da República pela forma como trata a pandemia

O vereador João da Costa (PT) disse, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (16), que o presidente da República vem tratando a pandemia do coronavírus “com irresponsabilidade e colocando a saúde da população brasileira em risco”. Ele fez a crítica enquanto informava e, ao mesmo tempo comparava, as medidas que dirigentes de outros países vêm tomando para enfrentar os efeitos da pandemia.

O vereador assegurou que a Europa inteira fechará suas fronteiras enquanto durar a pandemia, como forma de evitar a transmissão. É a mesma medida que, segundo ele, será seguida pelo Peru, Equador, Paraguai, Chile e Argentina. “Infelizmente isso não vem ocorrendo no Brasil porque a pessoa a quem cabe tomar as medidas desse porte não vem tratando o problema com a devida responsabilidade. Pelo contrário, há setores ligados ao governo que dizem que as pessoas não devem se preocupar. Só faltam dizer que o vírus é do PT ou que é de esquerda”.

João da Costa lembrou que na China, país onde a pandemia teve início, de cada 100 pessoas que contraíram a doença, 81  apresentaram sintomas leves, 14 foram internadas com sintomas graves e outras cinco precisaram ir para Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). “Se 100 mil pessoas adoecerem no Brasil, significa que 5 mil precisarão de UTIs. Ocorre que o Brasil dispõe de 11 mil leitos de UTIs, mas só há vagas disponíveis em 5% delas. Ou seja, só há disponibilidade de 500 vagas, pois as outras estão ocupadas. Nós sabemos qual é a situação de UTIs em Pernambuco e por isso, como agentes públicos, precisamos fazer essa discussão”, disse.

Em 16.03.2020, às 17h.

registrado em: covid19