Renato Antunes apoia utilização de recursos do Fundo Eleitoral no combate ao coronavírus

A necessidade de utilização de recursos do Fundo Eleitoral, que somam neste ano R$ 2 bilhões, nos esforços de combate à pandemia do novo coronavírus foi tema de debate na Câmara do Recife nesta quarta-feira (18). Após discurso do vereador Augusto Carreras (PSB), que defendeu a realocação do montante, o vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Casa para demonstrar apoio à causa. “Recursos devem ser utilizados onde devem.”

Segundo o parlamentar, o dinheiro poderia ser utilizado não só para ações em saúde, mas também para mitigar o impacto econômico da pandemia. Na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, já foram protocoladas propostas de realocação. “O Fundo Eleitoral existe e tem uma finalidade. Mas não é o momento. Há brasileiros que dependem do comércio informal. É preciso usar esses recursos para cuidar da saúde do brasileiro e fazer girar a economia.”

Renato Antunes disse ainda que destinar os recursos do Fundo para ações de combate à covid-19, doença causada pelo vírus, implicaria no apoio aos planos desenvolvidos por Estados e municípios. “A Prefeitura do Recife já pediu R$ 92 milhões ao Governo Federal. Eu pergunto: de onde vai sair esse dinheiro? É preciso que haja um contingenciamento.”

Em seu discurso, o vereador – que é o líder da oposição à gestão municipal na Câmara – também fez questão de afirmar que o momento pede união entre os atores políticos. “Não é o momento de tecer comentários que não sejam críticas construtivas. Gostaria de parabenizar as ações da Prefeitura. O Recife sai na frente e está buscando soluções.”

Em 18.03.2020, às 12h24

registrado em: renato antunes