Renato Antunes cobra execução de Plano Municipal de Drenagem Urbana

Preocupado com a aproximação do período chuvoso, o líder da Oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Renato Antunes (PSC), cobrou a execução de um Plano Municipal de Drenagem Urbana no Recife. “Esta já a sexta ou sétima vez que subo a esta tribuna para reclamar da falta de um plano com essa magnitude. Daqui a pouco a cidade estará debaixo d’água, como ocorre todos os anos, e as pessoas não poderão se queixar da natureza, muito menos de culpar a deus pelos transtornos. A culpa é da gestão municipal”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (10).

O vereador lembrou que o  Recife cresceu desordenadamente, sem planejamento urbano, ou plano eficiente de ocupação do solo. As áreas de mangue, disse ele, foram aterradas para dar espaço à construção de prédios, o que dificulta o escoamento das águas.  “Os problemas de inundação na época das chuvas, em nossa cidade, são grandes e graves. A questão da drenagem urbana nunca foi tratada com a devida importância pelos gestores do PSB, no Recife, dada a ausência de um planejamento específico para o setor”, disse. As obras e serviços da atual gestão, segundo o vereador, são paliativos, restringindo-se à limpeza de canais.

Um plano de drenagem urbana têm como filosofia escoar a água o mais rápido possível, de acordo com a vazão de canais e rios, para evitar alagamentos e catástrofes. “Portanto, não basta ficar limpando canais. O Poder Executivo tem que parar de reclamar da falta de recursos, arregaçar as mangas e ir a Brasília pedir dinheiro para realização das obras de drenagem urbana”, disse Renato Antunes. Ele acrescentou que os vereadores debatem “exaustivamente esse tema, liberam o orçamento com previsão de obras para o setor, mas a Prefeitura não realiza obras reestruturadoras”.



Em 10.03.2020, às 17h40.

registrado em: renato antunes