Ricardo Cruz homenageia Companhia de Policiamento com Cães

Policiamento ostensivo, atuação em presídios e praças desportivas, controle de distúrbios civis, combate ao narcotráfico e ao terrorismo. Essas são algumas das atribuições dos cães militares, que foram alvo de uma homenagem na Câmara do Recife nesta quinta-feira (12). Por iniciativa do vereador Ricardo Cruz (Cidadania), a Casa promoveu uma reunião solene no seu pátio externo para enaltecer o trabalho da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), da Polícia Militar. O evento foi conduzido pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Eduardo Marques (PSB).

Instalada hoje no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, a CIPCães existe desde 1962. Conta com 98 servidores estaduais, além de 49 cães militares das raças pastor alemão, pastor belga malinois, labrador e bloodhound. Além de abrigar o efetivo que atua no policiamento ostensivo da Região Metropolitana da capital, a Companhia treina os cães destinados a outros dois canis da Polícia Militar, localizados no interior do Estado.

Segundo Ricardo Cruz, o objetivo da homenagem é enaltecer o papel da Cipcães perante a população. “Como ativistas da causa animal, estamos aproveitando nosso mandato para fazer um reconhecimento a esse trabalho magnífico feito por animais e seres humanos. A CIPCães faz esse trabalho há mais de 50 anos e ajuda bastante a segurança pública do nosso Estado. Mas, muitos vezes, esse trabalho não é reconhecido.”

O major Antônio Ricardo Castelo Branco, comandante da CIPCães, destacou a coincidência da solenidade com o aniversário do Recife – e disse que o evento prestigia os esforços da Polícia Militar. “A homenagem é muito significativa. Principalmente pela data, que é o aniversário da cidade do Recife. A Polícia Militar recebe um presente com o reconhecimento do trabalho que viemos desempenhando durante esses anos utilizando cães em benefício da sociedade.”

Também compareceu ao evento o secretário-executivo dos Direitos dos Animais, Carlos Augusto von den Steiner. “O reconhecimento que a Câmara hoje dá à CIPCães é muito importante. A Companhia vem colaborando em casos de grande aglomerações de gente, é um trabalho de excelente valia para a população. A Secretaria-Executiva também dá apoio à CiPCães e à PM por meio do Hospital Veterinário do Recife, tratando dos animais deles.”

No evento, uma placa comemorativa foi entregue ao major Castelo Branco em homenagem à Companhia. Em seguida, três cães militares– Nilo, Parada e Willy – fizeram uma demonstração do trabalho da CIPCães, realizando simulações de abordagem, localização de aparelhos celulares e busca pessoal.

Em 12.03.2020, às 17h39

registrado em: ricardo cruz