Rinaldo Junior apresenta projeto que suspende corte de água e energia durante 120 dias no Recife

O vereador Rinaldo Junior (PSB) apresentou, nesta quarta-feira (18), o projeto de lei de sua autoria que propõe suspender os cortes de água e energia elétrica no Recife, durante 120 dias. Com a ampliação do contágio do novo coronavírus, o parlamentar acredita que a matéria seria uma forma de contribuição, tanto por parte do município, como da Câmara Municipal do Recife. “É garantir o acesso à água e energia para a nossa população porque todos nós sabemos que são dois itens essenciais. E para quem vai permanecer em casa, e não vai poder sair, seria fundamental”.

Rinaldo Junior citou exemplos como os idosos, os pequenos comerciantes e ambulantes que não vão conseguir pagar as taxas de energia e água diante da recessão do comércio e das restrições da doença. Ele solicitou urgência para a votação da proposição. “Essa seria uma positiva medida da Câmara, e vou pedir que corra em regime de urgência para dar uma resposta rápida para quem precisa. Estou preocupado com a situação econômica dessas pessoas que estão sem renda, sem poder vender seus produtos e não vão poder pagar as contas. Vamos tentar conversar com o prefeito Geraldo Julio para sancionar de forma rápida e que as concessionárias Celpe e Compesa não se oponham. Chegou a hora das empresas fazerem a sua parte porque as pessoas não podem ser penalizadas”.

Outro assunto citado por Rinaldo Junior foi em relação à distribuição de merendas das escolas municipais durante o período de suspensão de aulas por conta do Coronavírus. “O estudo que foi feito para os alunos nessa distribuição de alimentos é o de garantir um lanche. E não uma refeição. Os valores nutricionais foram orientados pelo setor de nutrição da Prefeitura. Porém, cabe a um de nós fazer uma visita in loco, e ver de perto o que está sendo colocado em prática. É muito cedo ainda para criticar essa distribuição”.  

A fala de Rinaldo Júnior recebeu apartes dos parlamentares. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) demonstrou preocupação em relação à forma de distribuição dos materiais. “Estamos em uma pandemia, a cidade vivendo contingenciamento e os funcionários chegam a manipular os itens. Já houve relato de que as mães com três ou quatro, e até seis filhos, têm dificuldades em relação à quantidade de itens”.

Já Renato Antunes (PSC) ressaltou a importância da união de todos diante da crise, buscando a melhor saída ao problema. “Existem queixas dos gestores e não podemos ficar insensíveis em um momento de crise. Vamos dar as mãos e buscar uma solução”.

Ivan Moraes (PSOL), também no aparte, sugeriu que a questão da distribuição da merenda seja tratada de forma adequada. “Uma sugestão é a de que se chegue junto à empresa e verificar como está sendo distribuído cada kit por criança. Podemos, até, contar com a ajuda da Guarda Municipal ou agentes de saúde. Esse ruído na distribuição precisa ser tratado com tranquilidade para se chegar ao melhor atendimento possível até que essa crise passe”.

Hélio Guabiraba (sem partido) parabenizou a atuação do prefeito Geraldo Julio no que se refere ao atendimento das famílias dos alunos. “Envio meus parabéns ao prefeito Geraldo Julio, assim como ao secretario de educação do Recife, Bernardo D’Almeida. Temos um prefeito que se preocupa com as salas de aula e com o devido atendimento das crianças, proporcionando a ida dos kits em suas casas, mesmo diante das dificuldades dos pais. Acho que a tribuna deve se concentrar naquilo que a Prefeitura tem feito pelo bem da população. E é necessário combater esse vírus que vem assolando o mundo inteiro”.

Em 18.03.2020 às 12h44.

registrado em: rinaldo junior