Rinaldo Junior lamenta situação do Nordeste no Bolsa Família

O vereador Rinaldo Junior (PSB) lamentou que o Governo Federal tenha priorizado as regiões Sul e Sudeste na concessão de novos benefícios do Bolsa Família em detrimento das famílias do Nordeste, que responderam por apenas 3% das inclusões em janeiro. “Esse comportamento mostra o quanto o presidente da República está tratando um programa de geração de renda como ação política. Isso é revanchismo contra o Nordeste, cujos votos nas eleições de 2018, por si só, não o elegeriam”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (10).

Apresentando dados do Portal da Transparência e que foram publicados pelos jornais na semana passada, Rinaldo Júnior disse que as famílias do Sul e Sudeste ficaram com 75% das novas concessões e que somente o Estado de Santa Catarina recebeu mais do que o dobro de todo o Nordeste. “O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, que é do PSL, é aliado do presidente da República, que resolveu premiar o Estado com as concessões. Enquanto isso, a região Nordeste concentra mais de 36% das famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza, e que estão na fila de espera do programa”, disse.

Só no Recife, de acordo com Rinaldo Junior, há 90 mil famílias que recebem o benefício, o que  representa algo em torno de 300 mil pessoas que precisam da Bolsa Família. “O presidente da República não gosta de pobres. Basta a gente dar um volta pelas ruas centrais da cidade para ver o quanto a miséria tem aumentado. É de cortar o coração ao constatar que há dezenas de pessoas nas ruas. Mas, no caso de nossa cidade, pelo menos nós temo uma gestão municipal que vai na contra mão dessa política do Governo Federal, que discrimina o pobre e age em favor dos mais ricos”, disse Rinaldo Junior.

O vereador citou que a abertura de nove restaurantes populares  no Recife, dentro de um programa de Ação Social adotado pelo prefeito Geraldo Julio, para atender à população em situação de desemprego ou de rua,  é uma ação política que se contrapõe à política do Governo Federal. O discurso foi aparteado pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB).”Realmente esses restaurantes são ótimos e oferecem refeições muito boas. Mas peço que a Prefeitura do Recife faça fiscalização frequentes, pois havia gente que não precisava e estava usando o Restaurante do Totó”, disse.


Em 10.03.2020, às 17h43.

registrado em: rinaldo junior