Almir Fernando pede investimentos para abastecimento da Zona Norte

O vereador Almir Fernando (PCdoB) fez um apelo para que a Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa) e o governador Paulo Câmara ampliem os investimentos financeiros para melhorar o abastecimento de água e de esgotamento sanitário nos bairros da Zona Norte o Recife. “Sei do empenho dos dirigentes da Compesa com esse tema, assim como reconheço que o governador já investiu cerca de R$ 20 milhões em obras naquela região. Mas [os recursos] são insuficientes, sobretudo nesta época de pandemia, quando as pessoas precisam melhorar os hábitos de higiene pessoal”, disse, em reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (28).

De acordo com o vereador, os morros assim como as ruas localizadas nas áreas mais baixas dos bairros da Zona Norte estão enfrentando muitas dificuldades com abastecimento de água, enquanto a Compesa procura suprir as necessidades da população com o fornecimento de carros pipa. “Mas os carros só são entregues nas casas daquelas famílias que estão quites com as contas da Compesa. Quem tem dívidas, não recebe água”, garantiu. Em seu entendimento, esse fornecimento ainda gera outra preocupação: a água fornecida é estocada em tonéis. “E isso representa, muitas vezes, perigo para outras doenças causadas pelo acúmulo de água, pois atraem o mosquito aedes aegypti”, disse.

Sobre o esgotamento sanitário, o vereador afirmou que muitas famílias são obrigadas a cavar fossas para destinar os dejetos sólidos. “Essa prática, como sabemos, não é mais recomendada pelas autoridades sanitárias”. Durante seu discurso, Almir Fernando também abordou um segundo tema. Ele mostrou preocupação com a expedição de título de eleitor, por parte do Tribunal Regional do Trabalho (TRE), para atender às pessoas que precisam do documento para votar no pleito municipal de quatro de outubro. “A expedição estava suspensa e agora o TRE está fazendo esse atendimento através da internet. Mas muitas pessoas ainda têm dificuldade de acessar o serviço”, disse.



Em 28.04.2020, às 14h58.