Ana Lúcia pede aproximação do Comitê Municipal de Resposta Rápida ao Coronavírus

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) solicitou uma maior aproximação entre a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara Municipal, com o Comitê Municipal de Resposta Rápida ao Coronavírus, da Prefeitura, sobre as ações e ocorrências da pandemia no Recife. “O que está ocorrendo? Precisamos de uma maior aproximação com esse comitê para sabermos das medidas que estão sendo adotadas, e que só temos conhecimento através das mídias ou das ‘lives’ feitas pelo prefeito Geraldo Julio. Precisamos que a Prefeitura melhore o diálogo conosco”, disse, em reunião extraordinária realizada por videoconferência, na manhã desta quarta-feira (15).

A vereadora, que é vice-presidente da Comissão Especial Interpartidária, lembrou que o colegiado foi criado no dia 19 de março com o objetivo de fazer essa aproximação com o Executivo, através da qual os vereadores possam colaborar com sugestões de medidas para o enfrentamento da pandemia. “Fizemos um documento com sugestões de medidas a serem tomadas e enviamos para o Comitê Municipal. Somente agora, duas semanas depois de enviado o documento, é que recebemos a resposta, através de ofício. Ficamos no papel. Precisamos de uma tratativa direta com o Poder Executivo sobre a questão da pandemia. É ruim para todos ficarmos apenas em troca de informações através de papel. A forma como esse diálogo está ocorrendo nos deixa muito distantes da realidade que enfrentamos. Nós queremos participar mais ativamente desse processo”, disse.

A vereadora sugeriu a realização de reuniões pelo sistema de videoconferência entre a Comissão Especial Interpartidária e o Comitê Municipal de Resposta Rápida ao Coronavírus. “Sabemos que é difícil um contato pessoal, mas uma reunião nesse modelo seria muito funcional.Temos muito a contribuir enquanto vereadores do Recife ”. Ana Lúcia, no entanto, reconheceu que a Prefeitura do Recife vem tomando  decisões acertadas no trabalho de enfretamento ao vírus. O presidente da Comissão Interpartidária, vereador Luiz Eustáquio (PSB), informou que o ofício do comitê de crise da Prefeitura do Recife, em resposta às sugestões enviadas pelos parlamentares, já se encontra em suas mãos e que ele está repassando cópias para os demais vereadores do Recife. Esse documento, assinado pelo secretário de Planejamento, Jorge Vieira, coordenador do Comitê Municipal de Resposta Rápida ao Coronavírus, relata as ações que estão sendo feitas e como as sugestões apresentadas pelos vereadores estão sendo aproveitadas. “Além disso, uma reunião será marcada com secretários municipais, para equalizar nossos trabalhos”, anunciou.

A vereadora Aline Mariano pediu um aparte. Ela lembrou que os vereadores que compõem a Comissão Especial Interpartidária “estão na linha de frente representando este Poder no que diz respeito às ações de combate ao coronavírus” e que, para o colegiado funcionar, precisa receber as informações rapidamente. “Sugiro que os boletins diários da Prefeitura do Recife sejam enviados para os vereadores antes de eles serem disparados para a mídia”. Ela observou, ainda, que a Comissão Especial “precisa ser acatada como mérito de nosso Poder, que é o Legislativo”.

Conselho de Educação - Após abordar o tema da pandemia em seu discurso, a vereadora Ana Lúcia disse que foi surpreendida com o decreto municipal que autoriza o Regime de Educação à Distância para os estudantes da rede municipal. Esse regime já foi aprovado em nível nacional, mas a regulamentação local não foi discutida com o Conselho de Educação, segundo a vereadora. “Eu sou representante da Câmara Municipal no Conselho e hoje recebi a comunicação da implantação desse regime. Foi mais uma decisão sem diálogo por parte do Poder Executivo. Isso não pode ocorrer”, disse. Ela pediu que o líder do governo, vereador Eriberto Rafael (PP), peça explicações sobre a implantação do regime à Secretaria de Educação.


Em 15.04.2020, às 12h34.