Em defesa de servidores, Luiz Eustáquio faz crítica a comentário de Paulo Guedes

O funcionalismo público não pode “ficar em casa trancado com geladeira cheia, assistindo a crise enquanto milhões de brasileiros estão perdendo emprego.” Essa frase, do ministro da Economia Paulo Guedes, motivou um discurso do vereador Luiz Eustáquio (PSB) nesta terça-feira (28). Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, o parlamentar criticou o ministro e lembrou que “são os servidores públicos que estão na linha de frente contra o coronavírus.”

A declaração de Guedes foi da última segunda-feira (27), em entrevista a jornalistas na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília. Na ocasião, o ministro se pronunciou sobre o plano do Governo Federal que prevê o congelamento de salário dos servidores por um ano e meio.

“O serviço público é que está garantindo que as pessoas sejam cuidadas. Já morreu mais de uma centena de servidores que pegaram o vírus enquanto cuidavam de outras vidas. Há servidores da Caixa Econômica se arriscando também. O serviço público precisa ser honrado, esse ministro precisa  aprender a respeitá-lo”, afirmou Luiz Eustáquio.

Para o vereador, os ataques ao serviço público poderiam ser um movimento diversionista do Governo Federal – que, com as recentes demissões dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Sérgio Moro,  tem lidado com controvérsias tanto na gestão da crise de saúde pública causada pela pandemia de covid-19, quanto na condução do xadrez político do Planalto. “Até me parece que esses ataques são para tirar o foco de algo muito sério que está acontecendo no país. Não serão essas críticas que vão tirar o foco das lambanças desse governo tanto na área política, quanto na área de cuidar das vidas.”

Em 28.04.2020, às 14h21