Luiz Eustáquio defende isolamento social durante pandemia

Em meio a um debate, na reunião extraordinária da Câmara do Recife desta quinta-feira (16), sobre os problemas econômicos decorrentes da pandemia de covid-19 o vereador Luiz Eustáquio (PSB) proferiu um discurso em defesa da manutenção do isolamento social durante a crise. De acordo com o parlamentar, a medida é necessária para evitar o sobrecarregamento dos sistemas de saúde.

A reunião foi realizada por meio de videoconferência. “Cada vereador está preocupado com empregos, pessoas, vidas. Não podemos abrir mão, neste momento, do isolamento social”, disse Luiz Eustáquio na ocasião. “Em Pernambuco, estamos buscando fazer o melhor possível, estamos tentando fazer com que a curva [de infecção por covid-19] seja mais lenta para que tenhamos capacidade de atendimento. Temos uma perspectiva de ter mil leitos novos no Recife, mas ainda não chegamos lá. E a contribuição que podemos fazer é ficar em casa.”

Segundo o vereador, que preside a Comissão Interpartidária que acompanha as ações da Prefeitura para a crise da covid-19, os sacrifícios feitos hoje vão garantir a retomada da normalidade no futuro. “É fácil falar de sacrifício quando não falta o pão de cada dia. Mas precisamos, com muito sofrimento acatar o que aqueles que fazem a saúde estão pedindo. Se conseguimos segurar por enquanto, as condições de atendimento surgem. Com isso, ajudamos o pessoal da saúde, que sai de casa todos os dias para enfrentar o vírus. Não haverá futuro se não existir o presente, que é a vida.”

O vereador Jayme Asfora (Cidadania) se pronunciou em um aparte para demonstrar apoio à política de isolamento social. “Ainda não chegamos ao pico da curva. Não acabou. Queria dizer que quanto mais a Comissão que Vossa Excelência preside insistir na ampliação do isolamento e na política de fiscalização de aglomerações, mais eu estarei representado.”

Em 16.04.2020, às 14h22