Luiz Eustáquio pede EPIs para lares de idosos

Considerando a pandemia causada pelo novo coronavírus, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) deu entrada ao requerimento número 1316/ 2020, solicitando a destinação de equipamentos de proteção individual (EPIs) para idosos residentes em abrigos e lares para este público. Segundo ele argumentou, na reunião ordinária realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (28), as entidades privadas sobrevivem de doações e não têm como comprar os EPIs. O requerimento dele é no sentido de fiscalizar a distribuição e a visitação a estes locais.

No requerimento o vereador pede medidas de proteção e apoio às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), públicas ou filantrópicas, durante a pandemia da Covid-19 (coronavírus). Alega a necessidade de fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletivos para que as instituições possam cumprir corretamente os protocolos estabelecidos pelos órgãos responsáveis e alimentação necessária que garanta adequada nutrição aos idosos institucionalizados.

 Luiz Eustáquio afirma que a indicação serve para proteger e resguardar os idosos, os cuidadores e profissionais de saúde das instituições de longa permanência. “Essas pessoas estão vulneráveis e impossibilitadas de isolar os idosos, por viverem em casas coletivas. O objetivo é aumentar a proteção e os cuidados evitando a disseminação de infecções causadas pelo novo  coronavírus, que apresenta alta letalidade na população com 60 anos ou mais, público este inserido no grupo de risco, conforme orientação do Ministério da Saúde”.

 O vereador informou que essas  instituições passam por dificuldades financeiras, uma vez que, mais de 90% dos moradores recebem o Beneficio de Prestação Continuada (BPC), no valor de um salário mínimo (atualmente representando R$ 1.045,00). Sem contar, segundo ele, que, que as doações diminuíram nessa época.

 

 Em 28.04.2020 às 11h43