Michele Collins sugere medidas para enfrentar pandemia

Preocupada com estudantes da rede pública, pessoas em situação de rua e profissionais de saúde, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a vereadora Michele Collins (PP) discutiu na manhã desta quinta-feira (16), em reunião extraordinária, através de videoconferência, diversos requerimentos de autoria dela, entre os quais 1100/ 2020, 1143/ 2020, 1097/ 2020 e 1096/ 2020. Ela reconheceu as medidas tomadas pelo poder público, mas ressaltou que algumas populações mais vulneráveis carecem de maior atenção.

Michele Collins ressaltou que solicitou através do requerimento 1100/ 2020, ao secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, a possibilidade de conceder cartão-alimentação destinado às crianças das escolas e creches municipais do Recife. Segundo ela, o governo do Estado já está fazendo isso, evitando aglomerações. “Seriam contemplados com a iniciativa cerca de 90 mil estudantes matriculados nas unidades de ensino da rede municipal”.

De acordo com a vereadora, os cartões poderiam ser entregues pelo correio, nos endereços cadastrados nas referidas unidades de ensino. Nesta ação, ela afirma que poderiam ser incluídas orientações às famílias que receberão o cartão, especialmente quanto à aquisição de alimentos mais saudáveis e aqueles produtos proibidos, a exemplo de bebidas alcoólicas.

Michele Collins também sugeriu através de requerimento 1097/ 2020 para o secretário de Saúde da Cidade do Recife, Jailson Correia,  adotar medidas para que sejam realizados contratos com hotéis, pousadas e estabelecimentos afins, para receber os profissionais que estão atuando no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Na justificativa ela alega que o apelo decorre da necessidade de apoiar os profissionais que estão trabalhando na linha de frente contra o novo coronavírus.

A vereadora argumentou que alguns hotéis e similares poderiam receber  profissionais de saúde, evitando o deslocamento e a disseminação do vírus para seus familiares. “Alguns ficam estressados porque precisam voltar para casa e têm receio de contaminar familiares. Bem como para acomodar prestadores de serviços públicos essenciais que moram com pessoas que fazem parte do grupo de risco”.

Michele Collins também sugeriu no requerimento 1143/ 2020, à secretaria de Saúde que seja encaminhada à secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna,  informações no sentido de disponibilizar locais específicos para acolhimento de pessoas em situação de rua, em especial as que são grupo de risco em decorrência da covid-19, como idosos, gestantes e puérperas, entre outras. Segundo ela, as atenções e ações estão concentradas no centro da cidade, deixando de fora pessoas que se encontram em bairros.

 A vereadora disse ainda que o apelo decorre do fato de que essa população dificilmente efetivará o afastamento social, uma vez que o espaço disponível para que haja o abrigamento é compartilhado. “Sugiro que sejam disponibilizados  locais para, a exemplo das escolas municipais que atualmente se encontram fechadas, para que as mesmas possam realizar a higiene básica, além de se abrigarem e terem um acompanhamento mais adequado por equipes de saúde, inclusive, com fornecimento de mais refeições, distribuição de material informativo, entre outras ações”. Ela também sugeriu por meio do requerimento 1096/ 2020 que se crie um fundo especifico para movimentar os recursos destinados ao combate da covi-19.

  

Em 16.04.2020 às 12h34.