Renato Antunes faz ponderação sobre volta gradativa do isolamento

O vereador Renato Antunes (PSC) ponderou sobre a volta gradativa de alguns setores da economia por entender que oposição deve ser feita com responsabilidade, mas com debate construtivo. Ele citou o setor da construção civil que já tem marco regulatório do Sinduscon, sindicato da categoria, para retomada aos poucos das atividades. Segundo ele, "temos de combater a doença e seus reflexos, mas é preciso também enxergar que poderemos ter adiante uma pandemia econômica". O vereador fez as considerações durante reunião extraordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, na manhã desta quinta-feira (16). Ele sugeriu que seja feito planejamento para manter a economia viva.

O vereador destacou que não se trata de fazer oposição com oportunismo político, mas discutir com transparência o que precisa ser discutido. Disse que existem hoje duas urgências, combater o coronavírus e  fazer o isolamento social, com o qual estamos conseguindo achatar a curva de casos. Disse ainda que tem observado as ações da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado, especialmente o aumento de leitos, mas que os vereadores deveriam ser avisados por canal específico dessas ações antes da mídia.

 Renato Antunes alertou que quando fala de economia não se refere a escolher lucro das empresas em detrimento de vidas, mas do pão de cada dia daqueles que não podem parar. “Há uma parcela da população que se encontra em estado de vulnerabilidade por falta de trabalho. Ele acha que é preciso ponderar que teremos problemas sérios adiante, como desemprego em massa. “Houve paralisação de obras na construção civil em Pernambuco e Ceará, mas outros estados estão trabalhando de forma organizada e seguindo protocolos. Vamos convocar alguns setores para debater o assunto”. O vereador ressaltou que muitos trabalhadores estão com contratos suspensos e quando voltarem podem ser demitidos, por isso apela pelo debate para que não se cause um  mal maior.

Jayme Asfora  (Cidadania), disse que também está preocupado com a economia e que foi o primeiro vereador a propor que a Prefeitura do Recife concedesse suspensão do ISS – Imposto Sobre Serviços. No entanto, segundo ele, somente alguns setores receberam essa suspensão, mas que o governo federal havia decretado a suspensão total. Atendendo sem querer ao pleito dele.

O vereador ponderou que o Recife é a segunda capital em isolamento social com 50.6%, perdendo somente para o Distrito Federal com 50.9%, quando o ideal seria 70% para achatar o platô. “Se voltarmos agora com atividades poderemos agravar uma situação que em Recife e Pernambuco já é muito grave. Por isso e para minimizar efeitos danosos da economia já sugeri que a PCR suspendesse o IPTU,mas não relaxar o isolamento ainda”.

 Em 16.04.2020 às13h.08.

registrado em: renato antunes