Aimée Carvalho pede testagem para funcionários de ILPIs

Com mandato preocupado com idosos, especialmente nesse momento de pandemia de covid-19, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) solicitou que funcionários que trabalham em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) sejam testados prioritariamente. Ela disse na reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (26), que esteve com a Secretaria de Saúde, com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e representantes de ILPIs para tratar do assunto.

A vereadora informou que na reunião  apresentou as demandas dessa população e ouviu as medidas que já estão em andamento. Na semana passada, ela destacou, na Câmara do Recife, a importância da distribuição de equipamentos de segurança individual para estes profissionais. 

Afirmou ainda que houveram avanços no âmbito federal. Segundo ela, o Conselho Nacional de Saúde recomendou as Instituições de Longa Permanência de Idosos em ações estratégicas para contenção da covid-19. O documento menciona que pessoas idosas e asiladas representam perigo concreto de contágio, e têm apresentado maior evolução para óbitos.

“Temos dados comprovados de que a população idosa acometida pela covid-19  tem sido a de maior evolução para óbitos. Além disso, o documento considera que os idosos que moram nas ILPIs estão em situação de maior vulnerabilidade à infecção, por passarem muito tempo em ambientes fechados e com indivíduos igualmente vulneráveis”, afirmou a vereadora.

Aimée Carvalho destacou a necessidade de medida urgente para proteger os idosos nos asilos. “Eu pedi para que a Secretaria de Saúde testasse prioritariamente os funcionários que trabalham nos abrigos, nas instituições onde estão estes idosos. A secretaria me informou que essa determinação tem que partir do Governo do Estado e o governo está priorizando a testagem em profissionais de saúde e de segurança”.

A vereadora aproveitou a ocasião para fazer um apelo ao governador  do Estado, Paulo Câmara. “Peço para que inclua estes profissionais entre as funções essenciais que precisam de teste urgente, ou aqueles idosos irão morrer, como muitos estão já estão morrendo”. Ela desejou melhoras de saúde e plena recuperação ao governador – que testou positivo para a covid-19 – e lembrou que na próxima sexta-feira participará da reunião do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Em 26.05.2020