Aline Mariano sugere diminuição das mensalidades escolares e adiamento do Enem

Durante pronunciamento realizado na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, por meio de videoconferência, nesta segunda-feira (18), a vereadora Aline Mariano (PP) destacou dois assuntos sobre o tema educação. O primeiro citado foi um projeto de lei de sua autoria que trata da redução das mensalidades escolares durante a pandemia e o segundo tema foi defender o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para o mês de novembro.

Aline Mariano enfatizou o projeto de lei 43/2020, de sua autoria,  que obriga as instituições de ensino fundamental e médio da rede privada do Recife a reduzirem as suas mensalidades em, no mínimo, 30%, durante o período de duração do Plano Municipal de Contingência covid -19, da Secretaria Municipal de Saúde. “Precisamos que a Casa  vote a proposição, pois essa preocupação é de todos. Sabemos que os rendimentos foram afetados, as despesas precisam ser reduzidas e é importante frisar que as contas de água e energia desses locais tiveram reduções naturais. Portanto, não faz sentido que não tenhamos essa redução nas mensalidades. Essa matéria está nas comissões da Câmara e peço para que deem o parecer o quanto antes, pois é um assunto que estamos sendo cobrados todos os dias”.

O adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio também foi levantado pela vereadora Aline Mariano. Segundo a parlamentar, é preciso refletir  sobre a questão, pois muitos alunos não possuem internet e ficariam prejudicados, por não terem acesso as aulas on line - que outros estudantes têm neste período.  “É preciso fazer esse debate com os vereadores. Não podemos dar tratamento igual aos diferentes. É fato no Brasil inteiro e precisamos ser solidários. O Enem surgiu como uma forma de distorcer o que era errado e discriminado. Só podemos ser justos se lutarmos juntos com os quase 50% dos alunos que não possuem internet. É humanamente impossível ter o mesmo desempenho e, principalmente, num período pandemia”.

Ao finalizar suas palavras, a vereadora Aline Mariano sugeriu a criação de uma frente parlamentar atuante na defesa do adiamento do Enem. “Temos que fazer uma frente forte contando com apoio dos deputados federais pernambucanos, além dos senadores, para não dar continuidade a essa irresponsabilidade. É insensível manter o Enem esse ano e gostaria do apoio dos vereadores e vereadoras para essas duas iniciativas citadas”.

Em 18.05.20 às 12h13.