Almir Fernando denuncia dupla função em ônibus

Antes mesmo da pandemia começar, o vereador Almir Fernando (PCdoB) já vinha alertando para a demissão de cobradores de linhas de ônibus, acarretando a dupla função para os motoristas, que se viram obrigados a dirigir o veículo e fazer a cobrança de passagens. Pior Ainda. Segundo ele ressaltou na reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (26), realizada por videoconferência, durante a pandemia ficou muito mais difícil, porque os motoristas têm ainda que higienizar o veículo e a ele próprio. “Apelo ao poder público e ao Grande Recife Consórcio de Transporte para intervir nessa prática”.

Almir Fernando lembrou que antes da pandemia o país já tinha 15 milhões de desempregados e que a situação deve se agravar mais ainda agora. “O governador Paulo Câmara, junto com o sindicato da categoria,  tentou acordo com as empresas de transporte público e no primeiro momento houve reversão, no entanto, elas voltaram a demitir, agravando a situação de todos”. O parlamentar disse que a Empresa Caxangá demitiu muitos motoristas e todos os cobradores. "Se já era difícil o atendimento ao usuários das linhas dessa empresa, agora, durante a pandemia, está ainda pior".

Para o vereador essa prática é ruim para os usuários que não recebem o tratamento que merecem e para os trabalhadores que são obrigados a trabalhar em  dupla função sem serem remunerados para isso. Ele lembrou que há um projeto de lei em tramitação na Casa, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), o PLO nº 5/2019, proibindo o acúmulo de funções de motorista de ônibus e cobrador de tarifas no transporte coletivo do Recife. “Este PLO precisa ser aprovado e se tornar lei, sem contar que é preciso maior  fiscalização”.

  

Em 26.05.2020 às 13h10.