Ana Lúcia debate requerimentos sobre violência contra a mulher e ações de sanitização no Recife

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez questão de discutir durante a reunião ordinária, realizada por meio de videoconferência, na manhã desta terça-feira (5), três requerimentos de sua autoria. O primeiro diz respeito à violência doméstica sofrida por mulheres (nº 1255/2020) e as outras proposições (nº 1350 e nº 1351/2020) abordam a sanitização no Recife.

De acordo com a vereadora Ana Lúcia, tem crescido o número de mulheres que sofrem violência doméstica, especificamente nesse momento de isolamento social. “Os números são assustadores. Por isso faço um apelo, por meio do requerimento nº 1255/2020, dirigido ao secretário de Defesa Social, para que a SDS, através da delegacia da mulher, crie um link exclusivo, on-line, a fim de que sejam registrados boletins de ocorrências que envolvam violência doméstica.  A vítima está em casa e se já era difícil acessar os equipamentos públicos, agora é muito mais complicado com a pandemia. Sem poder ir trabalhar e sem acesso aos familiares, a mulher está mais sozinha dentro desse contexto de convivência direta com o seu agressor, com o seu algoz. Então sentimos uma necessidade de dar uma dinâmica maior já que a tecnologia nos oferece uma certa agilidade.  A violência tem crescido para as mulheres e filhos também, infelizmente”. 

Já os requerimentos de nº 1350/2020 e nº 1351/2020 tratam da sanitização, lavagem e higienização das ruas do Recife com maior fluxo de pessoas, próximas aos estabelecimentos comerciais de primeira necessidade como farmácias, supermercados, unidades de saúde, bancos e paradas de BRTs para prevenir o contágio do novo coronavírus. “É muito importante a sanitização nesses lugares de muito fluxo, como a Caixa Econômica e outras instituições bancárias, pois  se encontram com um número absurdo de pessoas. Os índices do coronavírus só têm aumentado e as estações de BRT precisam de uma efetiva sanitização com mais frequência, assim como os supermercados também merecem uma atenção. Quanto mais ações o governo apoiar fornecendo condições de higienização, menos vítimas teremos”.

Depois das explanações da vereadora Ana Lúcia, os três requerimentos foram aprovados.

Em 05.05.2020 às 12h46.