Ana Lúcia defende requerimentos que tratam da covid-19

Uma série de requerimentos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) mereceu discussão e apelo para que sejam implementados pelos órgãos competentes. Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (26), realizada por videoconferência, a parlamentar destacou três proposições: números 1993/ 2020, 1997/ 2020 e o 1998/ 2020, todos tratando de temas relativos à covid-19.

A vereadora ressaltou que o requerimento nº 1997/ 2020 dirige indicação ao prefeito do Recife no sentido de determinar o teste rápido da covid-19 em todos os servidores públicos municipais. Ela lembrou que os gestores das escolas, por exemplo, estão na linha de frente, preparando e entregando kits nas escolas, portanto, mais expostos ao vírus. “São gestores de escolas, merendeiras, pessoal da assistência social, guarda municipal, enfim, todos aqueles que estão em contato com a população para ajudar”.

Ana Lúcia também destacou o  requerimento de número 1998/ 2020, que pede para que a Prefeitura implemente uma gratificação no valor de R$ 600,00  a ser incorporada, de forma temporária, enquanto perdurar a pandemia, na remuneração dos profissionais de condução escolar. Ela destaca que, para tal gratificação, seja utilizada “a majoração orçamentaria, dado o recebimento de verbas encaminhadas pelo Governo Federal para o combate ao novo coronavírus”.

 A parlamentar lembrou que os motoristas de condução escolar  estão sem receber os seus salários, já que as escolas se encontram fechadas. O documento solicita, ainda,  que seja viabilizado junto aos bancos uma linha de crédito com taxa de juros baixos para pagamento do IPVA dos veículos utilizados por estes profissionais.

Enem –  A vereadora Ana Lúcia é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, da Câmara do Recife, e disse que  está preocupada com os impactos na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O MEC [Ministério da Educação] não definiu nada em relação à realização das provas”. Por isso,  destacou o requerimento 1993 /2020, onde solicita a realização de uma reunião pública, por meio de videoconferência, para discutir  “os impactos trazidos pela pandemia na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”. A reunião deverá ser realizada no próximo dia 11 de junho, às 10 horas, e será transmitida pelo site da Câmara  do Recife.

Em aparte o vereador Ivan Moraes (PSOL) elogiou a iniciativa da vereadora. Ele disse que o momento é grave e sem precendentes na história, atingindo  sobretudo os estudantes mais pobres. “O mais indicado hoje seria suspender o ano letivo, para que pudéssemos nos dedicar à vida e à outras formas de educação. Teremos que compreender um novo modelo de escola pós pandemia”.

Em 26.05.2020