André Régis critica gestão da transparência da Prefeitura

Em um discurso proferido nesta terça-feira (19), o vereador André Régis criticou a política de transparência da Prefeitura em relação aos gastos com o enfrentamento da pandemia de covid-19. De acordo com o parlamentar, que se pronunciou durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência, o Poder Executivo se esforça pouco para dar a publicidade ideal a esses dados.

“O fato é que falta transparência no site da Prefeitura. Há uma falta de comunicação pública para fazer as explicações”, disse André Régis. “Há um debate e, perante a opinião pública, a Prefeitura perdeu a batalha da comunicação. O que está sendo veiculado é que ela não cumpre o seu dever de estabelecer a transparência dos procedimentos de compra”.

O vereador se mostrou preocupado, ainda, com a possibilidade de decreto de sigilo sobre os dados dos gastos do Executivo. “Torço para que a Prefeitura não use um instrumento legal, que está a sua disposição, de decretar sigilo, considerando essas informações ultrassecretas. Uso este espaço para dizer que isso seria inaceitável”.

Em um aparte, o vereador Augusto Carreras (PSB) afirmou que o momento de calamidade pública pede mais atenção à eficiência dos gastos do que com a extensão do montante liberado. “Não temos apenas que nos preocupar com o valor gasto, mas se ele foi bem aplicado – se havia demanda para essa aplicação. Essas metas vão ser conferidas. O que estou sabendo, que a Prefeitura me informou, é que muito dessa primeira fatura envolvia a mobilização do pessoal e da conclusão da montagem de unidades [de atendimento a pacientes infectados]. Mas, a partir do segundo pagamento, vai haver um encontro das contas”.

Em 19.05.2020, às 16h28