André Régis faz reflexão sobre papel do Estado no enfrentamento à covid-19

O vereador André Régis (PSDB) fez uma reflexão sobre o papel do Estado no atual momento de enfrentamento à pandemia da covid-19. “O Estado é necessário, pois sem ele não há lei, não há ordem e o que prevalece é a violência. Mas a solução para os problemas que enfrentamos vem da ciência, da tecnologia, das pessoas que estudaram, do setor que trabalha e produz a riqueza”, defendeu, na reunião ordinária realizada de forma remota, por videoconferência, nesta terça-feira (26). Ele afirmou que estava fazendo o discurso a partir de uma provocação proposta por outro parlamentar, o vereador Almir Fernando (PCdoB).

André Régis explicou que estava teorizando sobre o papel do Estado a partir da fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que na semana passada disse que a pandemia permitiu que se possa entender a necessidade do Estado para se resolver crises. A frase dita por ele, foi: “Ainda bem que a natureza criou esse monstro chamado coronavírus para se entender a importância do Estado”. Lula reconheceu que a frase foi infeliz e pediu desculpas à população, mas o vereador André Régis insistiu nas críticas: “A fala do ex-presidente foi um absurdo, e traz sua visão equivocada. Ele é um condenado da justiça, que está solto, e não devia sequer participar das discussões do atual momento”. Régis acrescentou que o ex-presidente “tirou todo o peso do setor produtivo, do mercado e da sociedade na solução do enfrentamento à covid-19”.

André Régis lembrou ainda que, no atual momento, em todos os países, há um reconhecimento de que “a crise causada pelo covid-19 só pode ser resolvida com a presença do Estado, mas que a solução para ela virá da sociedade, dos grandes laboratórios e do mercado”. Ele sublinhou que, nesse processo, a solução, “virá da sociedade que tenha o maior padrão científico e tecnológico.  O mundo todo aguarda a descoberta de uma vacina e sem ela, não avançaremos na imunidade. Mas, se precisamos tanto da vacina, mas quem vai produzi-la?”, questionou.

André Régis aproveitou para falar também das medidas de isolamento social. “Estamos enfrentando um lockdown e não estou defendendo o fim das medidas de restrição. Mas se a economia não produzir receitas, o estado não irá recolher tributos. Consequentemente, não vai prestar os serviços que a população necessita. Teremos, portanto, um colapso social. Defendo que se comece a planejar a volta da economia”, reforçou. Segundo ele, muitas famílias estão perdendo empregos porque muitas empresas estão fechando depois do isolamento social. “Mas o que se vê é uma visão preconceituosa dos que sugam as riquezas produzidas pela sociedade. Sabemos que a solução para este problema é única: a saúde. Mas, quem vai produzir os leitos, os medicamentos, a vacina, para garantir a saúde?”, questionou.

André Régis foi aparteado pelo vereador Renato Antunes (PSC),  que elogiou a fala do colega, disse que repudia a fala do ex-presidente Lula e acrescentou que “o protagonismo da crise será da sociedade, e não do Estado, com o equilíbrio de forças”.


Em 26.05.2020.