Comissão de Obras vai realizar debates para planejar volta da economia no Recife

A Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal do Recife vai realizar dois debates virtuais para dar início às projeções visando o período de pós-pandemia nos diversos setores econômicos do município: o primeiro será com os dirigentes do Porto Digital e secretários municipais que já estejam realizando estudos de modelos de reabertura da economia; o segundo debate terá como objetivo analisar os impactos causados pela crise na construção civil, considerado um dos setores que empregam no Recife. Para esse segundo momento serão convidados construtores, entidades de classe e especialistas da área acadêmica.

Essas decisões foram tomadas na reunião que a Comissão de Planejamento Urbano e Obras realizou de forma remota, por videoconferência, na tarde desta terça-feira (12), com a presença dos vereadores Rodrigo Coutinho (Solidariedade), presidente do colegiado; e vereador André Régis (PSDB). Além dessas determinações, eles acertaram ainda que os projetos de lei que estão tramitando no âmbito da Comissão serão discutidos, votados, e distribuídos para as relatorias somente na próxima semana, quando haverá uma reunião que contará com a presença dos vereadores e também de assessores parlamentares.

A ideia dos debates com os dirigentes do Porto Digital e com os secretários municipais partiu do vereador André Régis. Ele sugeriu convidar o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e o professor Sílvio Meira, além de secretários municipais. “O Porto Digital, nós estamos sabendo, é que foi contratado pela Prefeitura do Recife para realizar um estudo de planejamento  da reabertura da economia. Podemos ouvi-los, acompanhá-los, dar as nossas contribuições. Inclusive, é através da Comissão de Planejamento Urbano  e Obras que poderemos dar o amparo legal e adequado para as decisões”, disse.

Já o outro debate foi uma sugestão de Rodrigo Coutinho.  “O setor da construção civil no Recife está parado, ao contrário do que aconteceu, por exemplo, em Salvador. Teremos que saber quais são os impactos causados pela paralisação de obras por causa da pandemia. E como esse setor, que é um dos que oferecem mais vagas de emprego, pode se reerguer. Sugiro que se convide não só os empresários, como também especialistas da área acadêmica, mais notadamente da Universidade Católica de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco, além de representantes do CREA, Instituto de Arquitetos e da Ademi”, afirmou.

Os dois vereadores fizeram questão de sublinhar que, através destes debates, não estão pedindo a reabertura da economia justamente no momento em que são adotadas novas medidas mais rígidas de isolamento social. “O que nós queremos é fazer um planejamento para sabermos como se dará essa reabertura possivelmente nos meses de junho ou julho”, observou Coutinho.  Régis acrescentou que pretende  organizar um passo a passo da reabertura. Ele, inclusive, comprometeu-se de realizar um estudo sobre como a reabertura está se dando em grandes cidades nos diversos países da Europa e Ásia. “Vamos fazer um levantamento de experiências  e apresentar, no debate, os exemplos de como as cidades fizeram para sair do confinamento para reabertura da economia”, explicou.


Em 12.05.2020, às 17h40.