Contra covid-19, João da Costa defende obrigatoriedade do uso de máscaras no Recife

Autor do projeto de lei nº 57/2020, que dispõe sobre o uso obrigatório de máscaras como estratégia de combate à covid-19 no Recife, o vereador João da Costa (PT) proferiu um discurso sobre o tema nesta terça-feira (12). Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, que foi realizada por meio de videoconferência, o parlamentar destacou que medidas como essa buscam a proteção coletiva dos recifenses.

No texto de justificativa do projeto, João da Costa ressalta o uso das máscaras como uma resposta dada por países onde a pandemia do novo coronavírus foi especialmente grave. “Essa medida já foi adotada nos países com altos índices de infecção pelo coronavírus, como a China, a Itália e a França, que estão seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde.”

Em seu pronunciamento, o vereador fez alusão a um novo decreto do Governo do Estado que promove medidas de isolamento social mais restritivas no Estado. “Quando você elabora uma lei é para usar o poder do Estado para obrigar a sociedade a conviver de forma mais saudável. Recentemente, em Portugal, pela primeira vez, desde a Revolução dos Cravos,  foi decretado um estado de emergência, em que algumas garantias constitucionais foram suspensas. Lá foi feito de forma mais dura que esse decreto, mas foi por um período curto. A consequência é que, hoje, Portugal está saindo da pandemia.”

Em 12.05.2020, às 15h33