Ivan Moraes defende mudanças nos dados dos boletins epidemiológicos

O vereador Ivan Moraes (PSol) apresentou requerimentos fazendo apelos ao prefeito Gerado Julio e ao secretário de Saúde, Jailson Correia, para que acrescentem novos dados nos boletins epidemiológicos que apresentam os resultados da pandemia da covid-19, no Recife, e também para que alterem a chamada pública para a beneficiar o trabalho de costureiras no edital da confecção de máscaras. “Esses requerimentos são frutos de uma escuta feita pelo meu mandato, como forma de contribuir na transparência e na assistência. Eu os dividi em dois blocos, mas tenho a certeza de que ambos defendem os interesses da população”, disse o vereador, na reunião realizada de forma remota, videoconferência, nesta terça-feira, (19), na Câmara do Recife.

Os requerimentos do vereador foram votados e aprovados. “Quero lembrar que em reuniões anteriores, já solicitei que os boletins epidemiológicos da pandemia no Recife apresentem dados de óbitos e infecções pela raça e cor dos infectados. Há indícios de que pessoas negras morrem mais que as brancas devido a um racismo institucional e à desigualdade histórica da nossa sociedade. Agora, apresento esse novo requerimento, dessa vez para beneficiar pessoas com deficiência ou com doenças raras ”, esclareceu. O requerimentos, de número 1870/2020, faz apelo para ser acrescido, nos  boletins epidemiológicos, os dados de pessoas com deficiência ou com doenças raras com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus, assim como apresente o número de óbitos, especificando qual o tipo de deficiência ou doença rara. “Entendemos que essas pessoas fazem parte de um grupo específico e isso exige ações de mitigação específicas. Mas, para que isso exista, é preciso que se faça essa indentificacão”, afirmou.

Outro requerimento do vereador, defendido e aprovado na reunião ordinária, fala da aquisição de máscaras e trata, inclusive, da participação de costureiras informais  no edital que permite a compra de máscaras para os serviços da Prefeitura do Recife. O requerimento de número 1872/2020 solicita que sejam tomadas as seguintes medidas em relação ao chamamento público nº 001/2020, da Prefeitura do Recife: diferenciar o valor pago pelas máscaras de TNT e de tecido; destinar a produção de máscaras TNT (descartáveis) para serviços de saúde, e priorizar que máscaras de tecido (reutilizável) sejam destinadas à população em situação de vulnerabilidade social e econômica; diferenciar o valor pago às (aos) costureiras (os) (pessoa física) das pessoas jurídicas; aumentar o prazo do credenciamento e garantir também que seja feito virtualmente; fornecer insumos de qualidade para garantir a produção de máscaras de proteção individual; tornar obrigatória a presença de duas camadas nas confecções das máscaras; elucidar as medidas e dimensões das máscaras.

Ivan Moraes foi aparteado pelo vereador Jayme Asfora (Cidadania). “Quero parabenizar o vereador pelos requerimentos, sobretudo este de que trata da participação das costureiras. Muitas delas não são escritas sequer em MEI e enfrentam problemas financeiros. Esses profissionais produzem de forma artesanal e alguns se organizam em cooperativas. Mas dependem demais do que ganham. Conheço bastante esta realidade e acho justa a sua proposição”, disse.


Em 19.05.2020.