Ivan Moraes pede transparência para gastos com covid-19

Os gastos da Prefeitura do Recife com o enfrentamento da covid-19 na capital motivaram um discurso proferido pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta segunda-feira (18). Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada por meio de videoconferência, o parlamentar fez um alerta relativo à falta de transparência ao montante que pode ser utilizado no combate à pandemia por meio de dispensa de licitação.

O mandato de Ivan Moraes elaborou uma nota técnica sobre o assunto, que foi distribuída aos parlamentares da Casa e disponibilizada à imprensa e população em geral. Falta de acessibilidade, uso de formatos de documentos que dificultam a fiscalização, indisponibilidade de algumas páginas do Portal da Transparência foram alguns dos pontos destacados por Ivan Moraes em sua intervenção.

De acordo com o vereador, seu objetivo não é partidarizar a luta contra o vírus, mas ajudar a Prefeitura a se proteger de aproveitadores. “Compreendemos que, em momentos de catástrofe, existem indivíduos e empresas que se aproveitam para ganhar mais dinheiro, para escamotear um processo de consulta de preço. Se isso existe, quanto mais transparência o poder público concede à população, mais seguro ele vai estar e com mais eficácia as decisões serão tomadas”.

Ivan Moraes apontou que, atualmente, mais de R$ 674 milhões já foram liberados pelo município para gastos com dispensa de licitação dentro dos esforços contra o novo coronavírus. “Em 84% desse valor total, não sabemos exatamente para que finalidade foi. É importante que a cada centavo disso que foi ratificado para dispensa de licitação seja dada transparência”.

Em 18.05.2020, às 14h32