Ivan Moraes ressalta importância da transparência das despesas públicas

Na tarde desta segunda-feira (25), o vereador Ivan Moraes (PSOL) teceu críticas em relação ao que considera falta de transparência da Prefeitura com despesas públicas no enfrentamento ao novo coronavírus. O pronunciamento foi feito durante reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por meio de videoconferência. “É um momento de compreender a seriedade de cada instituição, nesse momento. Cabe ao Executivo gerir, executar políticas públicas necessárias e dar transparência a todos os seus atos. Cabe ao Legislativo fiscalizar, propor e votar projetos de lei e aos órgãos de controle fazerem sua tarefa de analisar cada custo e cobrar da Prefeitura”.

Ivan Moraes disse que em um empreendimento grande como o que está sendo mantido na cidade para combater o coronavírus, “é preciso que a gestão respeite cada instituição nesse processo e que o Recife tenha transparência. Quando não existe a transparência devida, dá margem para quem quer fazer palco”.

O parlamentar leu oito pontos de uma nota técnica, elaborada por seu mandato e  enviada ao poder municipal, em que constam sugestões para o Portal da Transparência. “Se uma empresa de Micro Empreendedor Individual (MEI) vai lidar com milhões de reais, é óbvio que precisa ser investigada. Este fato tem que ser explicado. Nos contratos dos hospitais de campanha, por exemplo, é preciso que em até 20 dias do mês seguinte haja a prestação de contas. Se foi no dia 30 de março, no dia 20 de maio deveria estar no Portal.  E não está”.

Nos apartes, os vereadores Fred Ferreira (PSC) e Jayme Asfora (Cidadania) ressaltaram a importância de demonstrar a clareza dos dados. “É pertinente que as pessoas estejam nos provocando como órgão fiscalizador. É preciso mostrar as irregularidades. Não estamos contra a Prefeitura”, disse Fred Ferreira. Já Jayme Asfora recordou quando denunciou “sobre as Organizações Sociais da Saúde (OSS) estarem recebendo valor cheio no caso de  internações, mesmo os hospitais não estando com os leitos 100% ocupados. Diante disso, vieram dizer que estou contra as ações no combate à covid. Várias vezes elogiei e votei a favor de algumas iniciativas da Prefeitura, mas ela não está contribuindo”.

Em 25.05.2020 às 14h41.