Jayme Asfora quer dar novo nome ao Procape

Para homenagear o médico cardiologista Ênio Cantarelli, falecido no dia 1º deste mês, o vereador Jayme Asfora (Cidadania) está entrando com um requerimento, ainda sem número, dando novo nome ao Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), idealizado por ele. Pela proposta defendida na manhã desta segunda-feira (18), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, o hospital passará a se chamar Procape Ênio Cantarelli.

O vereador informou que o Procape já fez mais de 17 mil procedimentos cardiológicos, 60 mil cateterismo. Lá existem cerca de  1.300 funcionários, cerca de 250 leitos e 50 médicos residentes estudantes de medicina. Ele enalteceu o trabalho de todos os médicos e profissionais de saúde, que estão atuando na linha de frente, se colocando em risco, e arriscando as famílias para atender às pessoas.  

Ele disse que o Procape é o maior hospital cardiológico do Norte/ Nordeste, só perdendo para o Hospital do Coração de São Paulo. Disse ainda que o médico Ênio Cantarelli é muito conhecido no sertão do Pajeú e do São Francisco. "E acima de tudo foi um humanista". Lembrou ainda a carreira do cardiologista, enfatizando que ele se formou em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),  foi diretor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência em tratamento de doenças infecto-contagiosas; foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia por duas vezes. Ainda foi professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE).

No entanto, a vereadora Aline Mariano (PP) informou que também tem um requerimento 1575/2020 apelando ao governador do Estado para que o próximo equipamento de saúde a ser inaugurado receba o nome de Ênio Cantarelli. Segundo ela, o Procape já tem outro nome e não pode ser trocado.

Em 18.05.2020 às 12h35.