Luiz Eustáquio pede ampliação de decreto para religiosos

O vereador Luiz Eustáquio (PSB), embora reconhecendo a efetividades das medidas do decreto do governo do Estado de enrijecimento do isolamento, conhecido como lockdown, pediu para que o decreto seja ampliado para que religiosos possam circular sem fazer parte do rodízio de veículos. Ele informou na manhã desta segunda-feira (18), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que pode constatar no final de semana a dificuldade desses grupos em prestar atendimento aos necessitados. Segundo ele, o decreto não informa sobre a placa dos carros, apenas sobre serem uma categoria essencial.

Luiz Eustáquio esclareceu que foi verificar o regime mais rígido de isolamento no centro do Recife e viu que os profissionais que atuam nas barreiras para veículos não tinham sido informados sobre grupos religiosos poderem transitar,  independente da placa ser par ou ímpar.

Ele disse que o decreto estadual fala que os grupos podem prestar assistência e estão fora do isolamento por estarem fazendo serviços à comunidade, ainda que a placa do carro não fosse indicada para aquele dia, ou seja, veículos pares em dias pares e veículos de placa ímpares em dias ímpares.

O vereador citou o colega Aerto Luna (PSB), que também atua junto a grupo religioso da Igreja Católica, solicitando que o colega também interferisse junto ao governador para que o decreto seja ampliado, dando a essas categorias a possibilidade de continuar o trabalho social que desempenham,  atendendo pessoas em situação de rua.

Luiz Eustáquio concorda com as medidas mais rígidas de isolamento, adotadas pelo governo do Estado na tentativa de diminuir a curva de crescimento de infectados pelo novo coronavírus. “A gente sabe que é difícil emocionalmente e economicamente,  mas é necessário para salvar vidas”.

 

Em 18.05.2020 às 12h37.