Luiz Eustáquio pede testagem em massa para covid-19

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) lembrou o número de mortos pela covid-19, indicando por isso a necessidade de testagem em massa para que o poder público tenha condições de mapear doentes no início e, assim, iniciar o tratamento precocemente. Ele defendeu, na reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (25), que o isolamento social é da maior importância, mas que sozinho não surtirá o efeito desejado, pois apenas retarda a contaminação e dá tempo para o surgimento de medicamento ou vacina.

O parlamentar ressaltou a necessidade da testagem em massa, bem como o início do tratamento imediato. Por isso, ele defendeu que sejam ampliados os testes que poderão identificar a doença no começo, permitindo o tratamento precoce, conforme protocolo já adotado em diversos países e aqui mesmo, no Brasil. Lamentou, no entanto,  que a testagem em massa ainda seja pequena no país.

Luiz Eustáquio disse que encaminhou um requerimento ao prefeito do Recife,  justamente,  para solicitar que sejam aplicados testes em massa na população. Para ele, as pessoas se sentirão mais seguras.  O parlamentar acredita que a testagem vai possibilitar que o poder público determine isolamento para quem está doente e não para a população em geral. Ele acha que é necessário fazer esta mudança no formato das medidas de prevenção à covid-19.

Amaro Cipriano Maguari (PSB) concorda com o colega por entender que a questão aponta para o tratamento precoce, ou seja, a prevenção. Destacou o aplicativo web lançado pela Prefeitura e governo do Estado,  Atende em Casa, que segundo ele já salvou muitas vidas por fornecer informações importantes sobre a doença.

Eriberto Rafael (PP) alertou que a Organização Mundial de Saúde preconiza a testagem em massa e também  informou que a Prefeitura do Recife firmou um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco para realização de testes, ampliando o número em mais dois mil, para serem aplicados na população. “Ainda é pouco, mas estamos aumentando a quantidade de testes”.

Rogério de Lucca (PP) disse que a experiência prática tem mostrado que se o tratamento for feito desde o início, pode diminuir muito a letalidade do novo coronavírus. Segundo ele, as pessoas podem ser tratadas a partir da apresentação dos primeiros sintomas, "já sendo consenso entre médicos, por conta da obtenção de resultados positivos".

Fred Ferreira (PSC) indagou do vereador Luiz Eustáquio, que é presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara do Recife, quantos hospitais de campanha existem, além do número de  leitos de UTI e enfermaria, dentre outras questões relacionadas à saúde. O vereador Luiz Eustáquio, por sua vez,  informou ao colega que na próxima quarta-feira (27) haverá reunião pública da Comissão com o secretário Municipal de Saúde, Jailson Correia, ocasião em que poderão ser  dadas todas essas explicações.

 

 Em 25.05.2020 às 13h12.