Luiz Eustáquio se posiciona contra reabertura de agências do INSS durante pandemia

A iminente reabertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia de covid-19 é motivo de preocupação para o vereador Luiz Eustáquio (PSB). Nesta terça-feira (19), o parlamentar apontou que a medida de fechamento das unidades vale apenas até a próxima sexta-feira (22) – e o Governo Federal não teria dado indicativos de estendê-la. Luiz Eustáquio se pronunciou durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência.

“O Governo Federal quer reabrir o INSS no pico da pandemia. Tenta, nessa lógica de reabrir tudo, fazer o INSS voltar a funcionar presencialmente. E o que é isso? Acúmulo de pessoas nas agências. As pessoas vão na esperança de conseguir um benefício e a doença vai se disseminar mais ainda”, alertou o vereador. “Esperamos que o Governo Federal mude de ideia. É um risco para os profissionais e para a população”.

Segundo Luiz Eustáquio, o trabalho a distância não tem prejudicado o processamento dos benefícios de seguro social. “O INSS está trabalhando de forma remota, as pessoas estão fazendo seu serviço em casa. Nas agências, se destaca um funcionário para poder dar orientações. Foram concluídos todos os benefícios que deram entrada neste período. Já foram tirados cerca de 600 mil benefícios do represamento”, disse. “A única questão pendente é em relação aos benefícios de saúde, porque precisam de um médico e uma equipe maior. Mas o Governo baixou uma medida para conceder um salário mínimo e fazer esse encontro depois que passar a pandemia”.

Em 19.05.2020, às 13h30