Luiz Eustáquio defende testagem em massa para o novo coronavírus

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) ressaltou a importância do projeto de lei 82/2020 que pretende realizar testagem em massa da população do Recife que apresentar sintomas da covid-19, principalmente os grupos de maior risco, além dos profissionais de saúde, mesmo que não estejam em estado grave de saúde. A proposição, de sua autoria, está tramitando nas Comissões da Casa e foi destacada durante a reunião ordinária, transmitida por videoconferência, na tarde desta segunda-feira (18).

O parlamentar solicitou a dispensa de prazo ao projeto de lei,  recordou que a Europa fez a testagem em massa e pediu para  que a Prefeitura do Recife dê atenção à proposta. “A Europa, que foi epicentro  da doença, está saindo da crise porque fez testagem em massa. O isolamento foi aplicado e hoje eles têm condições de começar a liberar a volta ao trabalho. Quando pedimos ao prefeito para instituir a testagem é porque vai dar muito mais condições aos profissionais de saúde de saberem onde a doença está instalada e  como eles podem atuar. Brasília conseguiu fazer com 62 mil pessoas e São Paulo inicia hoje”.

Luiz Eustáquio afirmou que é preciso entender como o vírus atua e que o Recife poderia sair da crise o quanto antes. “É preciso defendermos a testagem em massa para começar o tratamento no início da doença. Se Recife der início logo, nós combateremos, sim, o coronavírus. Voltaremos ao trabalho de uma forma segura".

Um segundo assunto abordado por Luiz Eustáquio foi  a condução dos trabalhos da Reunião da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus. O parlamentar, que é presidente do colegiado, esclareceu que na próxima quarta-feira (20) haverá uma reunião, por meio de videoconferência com o secretário de Finanças, Ricardo Dantas, e Ana Rita Suassuna, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos, com o objetivo de esclarecer os gastos públicos com as ações de combate à pandemia. “Vamos abrir a reunião para depois os membros da comissão fazerem as suas considerações antes dos secretários. Haverá inscrições, dando prioridade aos parlamentares que já elaboraram seus requerimentos. Temos um relatório brilhante que foi feito com todos os serviços prestados, produzido pelo vereador Benjamim da Saúde (PSB), e enviaremos esse documento para o secretário”.

Luiz Eustáquio ressaltou que a Comissão tem um papel fiscalizador e que a sociedade recifense pode confiar nos trabalhos do colegiado. “Teremos, inclusive, uma visita com alguns vereadores ao hospital de campanha da Imbiribeira. Peço que a sociedade fique tranquila porque nós estamos fiscalizando. Trabalhamos com honestidade. Infelizmente, criou-se uma narrativa do bem contra o mal, crucificando as pessoas. Alguns vereadores estão sendo linchados. É preciso deixar claro que estamos fazendo o nosso papel de vereadores e vereadoras do Recife: prestar contas à sociedade e enfrentar com seriedade o coronavírus”.

Em 18.05.20 às 14h23.