Michele Collins pede que energia elétrica de pequenos negócios não seja cortada durante pandemia

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (19) um requerimento da vereadora Michele Collins (PP) que solicita à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) a interrupção dos cortes de energia elétrica dos pequenos estabelecimentos comerciais do Recife, enquanto durar a pandemia de covid-19. Segundo a parlamentar, a interrupção do serviço piora a situação de dificuldade econômica que afeta esses empresários.

“Temos recebido informações e imagens da Celpe indo cortar a energia de lojas fechadas do Centro do Recife. Vamos ter misericórdia e empatia com essas pessoas”, afirmou a vereadora. “São pessoas que pagam suas contas, mas que estão tendo dificuldade neste momento. A retomada da economia vai demorar muito, e o mínimo que podemos fazer é dar suporte ao comércio".

No requerimento mº 1865/ 2020, Michele Collins sugere que a Companhia elabore um programa de quitação de dívidas como alternativa ao corte de energia elétrica. “Podem ser feitos pacotes de redução de multas e juros, acordos com condições de pagamento à vista ou a prazo – medidas para atender os inadimplentes deste período".

Em um aparte, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) disse que os cortes de energia podem ter impactos econômicos mais severos em alguns tipos de negócio. “Tem pessoas que trabalham com gêneros alimentícios armazenados em freezers. Mesmo com os estabelecimentos fechados, a Celpe corta a energia e a pessoa perde tudo o que tinha. E eles não vão repor isso. Às vezes, a pessoa apenas atrasa pela questão deste momento, não é porque não vai pagar".

Hélio Guabiraba (PSB) relatou outras reclamações envolvendo a Celpe que ouviu da população. “Tenho recebido ligações de pessoas que, com a pandemia, fecharam suas casas e foram para outros setores com sua família. E a conta continua chegando com o mesmo valor".

O vereador Rogério de Lucca (PP) também se posicionou contra o corte da energia elétrica durante a pandemia. “Energia é um serviço essencial, não precisa ser cortado. As empresas estão sofrendo com isso e tendo prejuízo".

Já Rinaldo Junior (PSB) lembrou que tramita na Câmara o projeto de lei nº 35/2020, que versa sobre o tema. “É um projeto de minha autoria e que proíbe, no período da pandemia, o corte de água e energia".

Em 19.05.2020, às 16h04