Michele Collins sugere tratamento precoce da covid-19

A vereadora Michele Collins (PP) já havia sugerido e reforçou o pedido para que os Postos de Saúde da Família (PSF) mudem o protocolo e comecem a aplicar o tratamento precoce da covid-19. Lembrou que outros países adotaram esse protocolo, como a Espanha e a Índia, e apresentaram índices mais baixos de mortalidade pelo vírus. Ela disse na manhã desta segunda-feira (25), na reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, que cada dia que passa é maior a constatação da necessidade de que o tratamento comece precocemente, com distribuição dos kits com medicamentos, impedindo que as pessoas venham a ser internadas.

Michele Collins disse que tem recebido enorme demanda de profissionais de saúde sugerindo a mudança e distribuição de kits, com orientação médica. Ela recomendou que os PSF tenham aparelhos para realização de eletrocardiogramas - exame do coração que detecta doenças cardíacas . “O Brasil apresentou alta letalidade, algo em torno de 6% e Pernambuco ocupa, infelizmente, os primeiros lugares, tendo sido citado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O kit de medicamentos não tem apenas cloroquina e não se trata de politizar o tema, é a necessidade que nos obriga a agir para salvar vidas”.

A vereadora disse ainda que Petrolina, no Sertão do Estado, cujos hospitais já estão lotados, está adotando esse novo protocolo. Citou,  ainda, o Instagran  "Todos Pela  Vida", onde médicos estão se posicionando a respeito desta questão, dentre estes profissionais, especialistas como o médico pneumologista Blancard Torres, que também é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Esses médicos estão assinando um manifesto pela troca de protocolo”.

 

Em 25.05.2020 às 12h29.