Presidente da Câmara faz discurso em homenagem a Vicente André Gomes

O grande expediente da reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (11), realizada por videoconferência, foi dedicada a uma homenagem póstuma ao ex-vereador Vicente André Gomes. Com muita emoção, os integrantes da Casa de José Mariano fizeram questão de tecer palavras ao ex-vereador e ex-presidente da Câmara, falecido aos 68 anos, no último dia 8, vítima de complicações causadas pela covid-19. O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), fez um discurso emocionado e solicitou um minuto de silêncio. "Vicente André Gomes encarnou, como poucos, a defesa das causas populares".

Eduardo Marques ressaltou que todas as pessoas têm vivido dias muito difíceis e que, nesse momento, estão atravessando a maior provação do século, diante do novo coronavírus. “São muitas vítimas e mortes. No Brasil temos mais de 140 mil pessoas infectadas e as mortes já somam mais de 11 mil. Entre as vítimas fatais, de cada um e cada uma, tantas histórias de amor, compreensão e afeto. Peço aqui a licença de vocês para falar de um querido amigo. A covid-19 nos tirou do convívio  Vicente André Gomes. Vereador, deputado federal, presidente desta Casa e lutador das causas do povo do Recife”.

O presidente enalteceu que Vicente André Gomes era médico, por formação, e que fazia da política e da vida pública um voto de dedicação em favor daqueles que mais precisavam. "Vicente seguiu os passos do pai, doutor Moacyr André Gomes, também médico, com toda uma caminhada ao lado do povo do Recife e em especial da Zona Norte. Dedicar um minuto de silêncio a Vicente André Gomes é o mínimo que podemos fazer nessa hora. Que sua sabedoria e sensibilidade estejam sempre entre nós. Que o espírito companheiro e carinhoso dele se perpetue. Para cada um e cada uma, representados aqui pelo voto popular, chamo agora o nome de Vicente, para ouvir a voz: presente!”.

O vereador Eduardo Marques citou outros falecidos acometidos pelo novo coronavírus e lembrou da alegria, marca registrada de Vicente André Gomes. “O nosso pesar também vai aos mais de 11 mil brasileiros que não conseguiram a sua saúde de volta.  Pedimos a Deus para nos dar a vida eterna e que Ele conceda o consolo a todas essas famílias. Vicente André Gomes tinha uma alegria ímpar e ajudava o próximo. Estava sempre com o mesmo sorriso estampado no rosto e nos deixará muita saudade”.  

 

 Em 11.05.20 às 12h34.