Vereador Renato Antunes frisa importância do direito à liberdade religiosa

Com as novas medidas de restrição decretadas pelo governo de Pernambuco por causa do novo coronavírus, o vereador Renato Antunes (PSC) destacou durante reunião da Câmara Municipal do Recife, realizada por videoconferência da tarde desta terça-feira (12), que a liberdade religiosa precisa ocorrer, especialmente em tempos de pandemia. “É preciso entender que o papel da igreja é fundamental. Muitos que frequentam os templos religiosos estão em péssimas condições de saúde mental, ou financeiras, e é muito bom ouvir a palavra do seu pastor ou do seu padre. E cercear o ir e vir dessas pessoas é uma agressão a quem precisa”.

Renato Antunes pontuou que o poder público precisa dar condições às instituições religiosas e que a igreja sempre foi parceira do poder público. “Existem pessoas que estão morrendo depressivas, sem nenhuma perspectiva de futuro, e nada como uma palavra de fé, para transmitir esperança com a palavra de Deus. Não é uma discussão de uma bancada, é uma discussão do povo do Recife. E agora, como os sacerdotes vão se locomover? A igreja sempre foi parceira do poder público, então pedimos que o governo dê condições das igrejas prestarem o serviço público. Em nome do bom senso. Faço um apelo enquanto cidadão”.

A discussão gerou apartes dos vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Ivan Moraes (PSOL). Luiz Eustáquio enalteceu que seria importante a formação de um grupo de parlamentares para discutir o assunto. “Seria interessante que um grupo de vereadores fosse recebido, mesmo que virtualmente, pelo governo de Pernambuco para  tratarmos da questão do decreto”.

Já Ivan Moraes disse que todos e todas têm o direito de exercer a fé, mas que o decreto frisa que as aglomerações não podem acontecer. “Todos têm o direito, independente do credo, mas há uma diferença entre exercê-lo e abrir uma igreja, permitindo, assim, que as pessoas se desloquem. Tenho certeza de que a fé ajuda muito, mas é preciso ver com cuidado esse debate levando-se em consideração a saúde das pessoas e o momento atual”.

Em 12.05.20 às 15h22.