Aline Mariano comemora realização de lives para beneficiar artistas locais

A vereadora Aline Mariano (PP) comemorou a notícia de que o requerimento de sua autoria foi contemplado pela Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) que anunciará a realização de “lives” para garantir trabalho e rendas para os artistas recifenses durante o período dos festejos juninos. “Hoje é um dia de comemoração e alegria. Esta iniciativa nasceu aqui, na Câmara do Recife, e com certeza, seremos uma referência para muitas cidades”, disse a parlamentar na reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (8), de forma remota, por videoconferência. Aline observou que o anúncio dos shows virtuais será feito em entrevista coletiva a ser realizada pelo presidente da FCCR, Diego Rocha. “É preciso dizer que esta é uma vitória não só para os artistas locais, mas também para toda a cadeia cultural que está envolvida nesse processo. É uma vitória também desta casa legislativa, pois o requerimento foi aprovado neste plenário e, portanto, foi daqui que surgiu essa sugestão importante”.

Aline Mariano explicou que o requerimento número 1478, de sua autoria, foi apresentado e votado no dia 14 de maio, indicando a realização de lives com os artistas locais, durante os festejos, como forma de contemplá-los e ajudá-los financeiramente. “Os artistas foram os primeiros a serem prejudicados com a pandemia, que trouxe o isolamento social. E serão os últimos a serem beneficiados. Por isso, a iniciativa é mais do que justa”, disse. O edital a ser anunciado pelo presidente da Fundação de Cultura contemplará cerca de R$ 1,6 milhão e de acordo com a vereadora esses recursos não foram retirados da Secretaria de Saúde (tendo em vista a pandemia), mas é da própria Secretaria de Cultura. “Certamente o presidente Diego Rocha vai explicar se o dinheiro virá através da Lei Liberato, que permite usar recursos próprios pra a cultura, ou se ela vai ser possível a partir de uma parceria público-privada”, disse.

Para reforçar o requerimento, Aline Mariano adiantou que apresentou na Câmara do Recife o projeto de lei 70/2020, que já tramitou nas comissões e será votado em plenário. O projeto de lei dispõe sobre a contratação de artistas locais, economicamente afetados pela pandemia do Covid-19, para a realização de shows virtuais durante o ciclo junino no município do Recife. O texto considera shows virtuais a exposição, a exibição e a veiculação pública de apresentações artísticas pela internet, por meio de transmissão ao vivo (LIVES), excluindo-se as apresentações privadas e particulares.  O Poder Executivo Municipal, de acordo com o projeto, poderá destinar os recursos reservados à cultura durante o ciclo junino para a contratação e somente contratará os artistas devidamente inseridos no Cadastro Cultural do Recife (CCR), estabelecido pelo artigo 18 da Lei Municipal 16.215, de 12 de julho de 1996, observando-se as regras previstas na legislação vigente.

“Durante a pandemia, com as medidas de isolamento social, o cancelamento de eventos culturais foi imprescindível, porém artistas e demais profissionais que trabalham nessas produções são atingidos diretamente. Sabemos que artista só recebe se trabalhar, se não tem evento, não tem trabalho e por consequência não tem dinheiro. As noções de justiça social devem atuar para garantir uma quarentena com dignidade a todos”, disse a vereadora.

A vereadora foi aparteada por três colegas, todos eles elogiando o ativismo cultural de seu mandato. Um deles foi o vereador Ivan Moraes (PSOL), que ratificou a importância “desta Casa sempre trabalhar em conjunto quando há um tema de interesse da coletividade”. Ele lembrou que a vereadora foi a primeira a lhe apoiar quando ele propôs a criação de editais simplificados para realização de festivais de artistas durante a pandemia. O vereador Hélio Guabiraba (PSB) foi na mesma linha e disse que ele também milita na cultura, pois foi um dos parlamentares que conseguiu êxito ao cobrar o pagamento de cachês de artistas que trabalharam durante o carnaval. O vereador Luiz Eustáquio (PSB) lembrou que a realização das “lives” não é uma medida para garantir “festas”. Ele ressaltou que “essa é uma forma de garantir a muitas pessoas a sobrevivência econômica nesta época de pandemia”, disse.


Em 08.06.2020.