Almir Fernando debate aprovação do marco regulatório do saneamento básico

No último dia 24, os senadores aprovaram o novo marco regulatório do saneamento básico (PL 4.162/2019) e o vereador Almir Fernando (PCdoB) fez uma abordagem do tema durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por meio de videoconferência, nesta segunda-feira (29). O texto estabelece como meta que 99% da população brasileira tenham acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto até o ano de 2033.

“Fiquei feliz pela aprovação do projeto e ao mesmo tempo preocupado em relação às empresas que irão realizar as obras, pois deve haver a fiscalização dos investimentos para que cheguem na hora certa.  São 35 milhões no país sem saneamento básico e vemos lixões em diversas cidades.  Vários rios da nossa cidade estão quase extintos por causa dos dejetos jogados e se transformaram em canais”.

Almir Fernando destacou que a capital pernambucana enfrenta problemas com a chegada das chuvas e indagou se o esgotamento sanitário chegará nos morros. “ Quando chove no Recife alaga tudo. É preciso que se amplie a drenagem da água. A promessa existe de levar saneamento e água, mas será que chegarão nos morros e córregos?  Será que a classe pobre vai ser beneficiada?”.

Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Ivan Moraes (PSOL) fizeram apartes. Maguari parabenizou o discurso de Almir Fernando e recordou frase do ex-prefeito do Recife, atualmente,  vereador João da Costa (PT), quando o Recife estava recebendo obras nos morros. “João da Costa foi criticado por gastar mais de 3 milhões de reais em uma barreira que só tinha uma casa, mas ele disse: Se eu salvar uma vida, já tem grande importância”. Já Ivan Moraes disse que  “diversas obras estão paradas como no canal Guarulhos, e é preciso que a Prefeitura dê foco aos serviços essenciais para o bem de toda a população”.

Em 29.06.20 às 12h15.