Ana Lúcia debate cronograma de retomada das atividades do governo do estado

A notícia de que o Governo de Pernambuco lançou o “Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19”, determinando a retomada gradual e planejada das atividades econômicas em todo o Estado, preocupou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A parlamentar levantou a questão durante reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência, nesta terça-feira (2). “Externo minha preocupação porque da mesma forma que iniciamos o isolamento tempos atrás, com as informações chegando de forma tardia nas comunidades, não foi pensado em como alcançar esses trabalhadores que não têm condições de ficar um dia sequer sem trabalhar”.

O cronograma divulgado pelo governo estadual prevê que 32 setores econômicos terão as medidas restritivas flexibilizadas. Ana Lúcia lembrou que muitas comunidades estão agindo agora como se fosse permitido  ir às ruas. A vereadora também repercutiu a situação de comerciantes. “Com 40 dias de isolamento fizeram o lockdown. Devíamos ter feito de forma mais rígida no começo. Sei que a situação é muito difícil, os comerciantes de pequeno porte ligam chorando e dizem não ter disponível uma linha de crédito para pagar suas folhas. E ainda mais cortaram a energia elétrica. Critico o cronograma do governo estadual que não saiu de forma elucidativa”.

Ana Lúcia destacou o papel das instituições religiosas, principalmente no período da pandemia. “Sobre os templos religiosos, não ficou esclarecida a situação diante desse cronograma. Trato na hipótese de que os líderes religiosos e professores são multiplicadores de informações e essenciais às comunidades. A população precisa ser olhada e se não houver um planejamento elucidativo, que chegue numa fala em que a população entenda, nós teremos números crescentes. Mas não por culpa da população, mas das necessidades. Trago as vozes dos padres, pastores e lideranças religiosas. Quando fizeram o lockdown, as instituições e igrejas ficaram de fora mais uma vez”.

Os vereadores Hélio Guabiraba (PSB) e Renato Antunes (PSC) fizeram apartes concordando com o discurso de Ana Lúcia. “Quero parabenizá-la pelo tema e pelo fato de pensar em quem tem mais dificuldades”, disse Hélio Guabiraba. “Também tive dificuldade em entender o calendário. A igreja, além de ser um refúgio espiritual, educa as comunidades e pode ser elo com a população para ajudar. E não atrapalhar. E seja qual for o credo religioso”, completou Renato Antunes.

Em 02.06.20 às 14h14.