André Régis aplaude marco regulatório do saneamento

Criticando a manutenção da Frente Popular para eleições municipais de 2020, o vereador André Régis (PSDB) aplaudiu a aprovação do marco regulatório do saneamento básico, que prevê privatizações de empresas para implantação e investimentos de água e esgoto tratados. Ele disse durante reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (29), por videoconferência, que "a falta de saneamento é notória no Recife, após 20 anos de várias gestões, incluindo as do PT e do PSB".

André Régis disse que sabia da luta de alguns parlamentares por água e saneamento, a exemplo de Almir Fernando (PCdoB), e que o colega estava sendo coerente em aplaudir também o marco regulatório aprovado. “Discordo que o município não tenha verba para saneamento, é uma questão de prioridades de gastos. Há desperdício de alocação de recursos para áreas que não são prioritárias, como saneamento”.

Almir Fernando (PCdoB)  defendeu as gestões passadas, alegando que os municípios não têm recursos suficientes para implantação de saneamento, resíduos sólidos, tratamento de água. Por isso, ele disse que achou bom a aprovação desse novo marco regulatório, ainda que discordando das privatizações generalizadas das empresas. “Minha luta tem sido por água e esgoto nas comunidades, que vivem em revezamento do líquido. Não vou levantar bandeira contra investimentos nesse setor, são mais de R$ 500 milhões para resolver demandas. Não temos nem 50% de saneamento”.

Jairo Britto (PT) afirmou que os governos petistas alavancaram o saneamento no país através dos PAC I e II. Lembrou que o saneamento antes do PT era quase zero e avançou em pelo menos 50% . “Basta olhar a aprovação dos governantes do PT e a desse governo atual. São três ministros da Educação, estamos sem ministro da Saúde no meio dessa pandemia. Não há credibilidade sobre este marco regulatório”.

 

Em 29.06.2020 às 12h16.