Andre Régis diz que requerimentos são os últimos do Raio-X das escolas

Ao apresentar uma relação de 16 requerimentos que indicam ao secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, a realização de reformas estruturais nos prédios onde funcionam escolas e creches da rede municipal, o vereador André Régis (PSDB) disse que esses são os últimos do trabalho que o seu mandato realiza e que gerou a plataforma “Raio-X das Escolas”. Ele garantiu que em sete anos e meio, referentes a dois mandatos como vereador, mais de 2 mil requerimentos com a mesma intenção de obter melhorias para a rede pública municipal foram apresentados por ele e aprovados pelo plenário da Câmara Municipal do Recife. “São ações paliativas, mas não significativas, para atender aos gestores. Não resolvem o problema da rede pública como um todo. Quero acrescentar que a rede atual, como está, é insustentável e não vai garantir dignidade para os alunos”, afirmou na reunião ordinária realizada nesta terça-feira (9), de forma remota, por videoconferência.

André Régis disse que os 16 requerimentos que foram aprovados na reunião tiveram origem em visitas que a equipe de seu gabinete realizou em diversas escolas e creches antes da pandemia do novo coronavírus. “Digo que estes são os últimos do mandato por que os estabelecimentos estão fechados e nós não sabemos quando eles serão reabertos por causa do distanciamento social que a pandemia exigiu”, afirmou. Todos os requerimentos, disse ele, foram elaborados a partir de visitas nos locais . “Nessas visitas, verificam-se as condições de infraestrutura dos prédios, luminosidade, a questão da temperatura das salas, a existência de equipamentos como parquinhos, quadras poliesportivas, saneamento básico, existência de biblioteca, fardamento dos alunos, regularidade no fornecimento da merenda e os resultados da Nota Brasil”, disse.

As visitas são realizadas dentro de um cronograma traçado e aprovado previamente pela Secretaria de Educação e acompanhadas, segundo ele, por um técnico. “Já visitamos cerca de 400 escolas e creches. A coleta de informações, que servem para formatar os requerimentos, também é usada para análise feitas por cientistas políticos. Eles dão um diagnóstico preciso de nossa rede municipal”, disse. O vereador lamentou que, entre os dados, já ficou comprovado que muitos alunos da rede municipal do Recife são considerados “analfabetos funcionais, pois não têm conhecimento mínimo de Português e de Matemática”, observou.   Ele comentou que se trata de um trabalho de controle e de transparência, que garante ganhos efetivos pra os professores, gestores, alunos, Ministério Público, Câmara Municipal do Recife, secretário de Educação e  prefeito do Recife. É um trabalho de grande envergadura e inédito”.

André Régis lembrou que os seus requerimentos deram origem a um livro que analisa a rede municipal nos últimos quatro anos e que uma segunda edição está a caminho para incluir os dados dos novos requerimentos. “Eles também geraram a plataforma online que é o Raio-X das Escolas. Esses dados estão disponíveis para o acesso de todo cidadão através do site www.raioxdasescolas.com.br”, disse.



Em 09.06.2020.