Augusto Carreras alerta sobre necessidade de vacinação no Dia Nacional da Imunização

O vereador Augusto Carreras (PSB) lembrou que hoje, 9 de junho, comemora-se o Dia Nacional da Imunização, mas lamentou que no ano passado o Brasil não atingiu a meta de cobertura vacinal em crianças. “É indiscutível que temos que ter a preocupação com uma vacina que venha a combater o novo coronavírus, mas não devemos esquecer as demais doenças, sob pena de não virmos a sobrecarregar o nosso sistema de saúde futuramente”, disse, na reunião ordinária realizada nesta terça-feira (9), de forma remota, por videoconferência.

Carreras ressaltou que o Dia Nacional de Imunização foi criado em 1973, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. O PIN se propõe a distribuir, de acordo com o parlamentar, vacina gratuitamente, que são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “O programa tem, em seus projetos vacinais, 16 vacinas destinadas a crianças e idosos. Elas são disponibilizadas em todo o País e são consideradas seguras e eficazes”, disse.

Segundo o vereador Augusto Carreras, a Sociedade Brasileira de Imunização está alertando o povo brasileiro para o fato de que este ano está havendo uma pequena procura de vacinas nos postos de saúde. “É preciso manter o cartão de vacinação em dia, apesar de estarmos enfrentando as dificuldades com esta pandemia do coronavírus. As vacinas infantis estão com cobertura abaixo da meta e isso nos preocupa, sobretudo a do sarampo. É importante manter a população infantil vacinada contra o sarampo, para a doença não voltar como surto ao nosso país”, observou.


Em 09.06.2020.