Augusto Carreras sugere aumento da frota de transporte público

O vereador Augusto Carreras (PSB), durante reunião da Câmara do Recife, realizada de forma remota, na manhã desta terça-feira (16), discutiu e a Casa aprovou, o requerimento de sua autoria número 2751/2020, que formula apelo ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para determinar ao Grande Recife Consórcio de Transportes, o aumento da frota de transporte público em circulação na cidade do Recife e Região Metropolitana. Segundo o parlamentar, o objetivo "é atender as necessidades da população com o aumento da demanda decorrente da implementação das fases e etapas do plano estadual de convivência com a covid-19”.

Ainda de acordo com Augusto Carreras, os números do coronavírus estão em curva descendente no Recife, mas é preciso seguir à risca os protocolos sanitários. O parlamentar enfatizou que os registros dos últimos dias dos terminais fizeram acender uma luz de alerta.  “São longas filas e ônibus superlotados. Uma segunda onda do coronavírus seria péssimo em todos os sentidos. O Grande Recife alegou que colocaria 60% da frota, mas as filas deixaram claro que a projeção  não foi suficiente para atender a população. Faço um apelo ao governador para aumentar o número de linhas.  Um dos grandes meios de contaminação é o meio de transporte.  É importante que a gente possa combater a forma de contágio desse vírus e contamos com a sensibilidade do Grande Recife para aumentar a frota”.

Os vereadores Ivan Moraes (PSOL), Aline Mariano (PP), João da Costa (PT) e Jayme Asfora (Cidadania) fizeram apartes ao vereador Augusto Carreras. “Parabenizo pela inciativa e é preciso garantir o mínimo de segurança para essas pessoas. É preciso que o Consórcio compreenda esse pleito e que a Prefeitura multiplique a segurança na malha cicloviária. Afinal é um transporte que dá mais segurança ao trabalhador porque não há contato físico”, disse Ivan Moraes.

A vereadora Aline Mariano disse ser imprescindível fazer a discussão na Casa José Mariano. “Medidas sérias precisam ser adotadas para as empresas de ônibus”. Já o vereador João da Costa relatou caso de moradores do bairro de Cajueiro. “O intervalo entre os ônibus é de três horas. É inadmissível. É um problema de segurança, as pessoas estão indo pegar ônibus com medo, tensão e ansiedade e isso faz com que as pessoas adoeçam. É preciso repercutir essa demanda para que o governo do Estado tome uma atitude administrativa e sanitária em relação à proteção das pessoas”.

Jayme Asfora também deu apoio ao requerimento de Augusto Carreras e chamou a atenção para que as ciclofaixas de lazer funcionem não só  nos feriados e finais de semana. “Que elas sejam permanentes, especialmente durante o período de pandemia. Dou apoio integral ao o requerimento. Os ônibus colocam a população mais pobre em condição desumana”.

  

Em 16.06.20 às 12h30.