Benjamim da Saúde pede insalubridade para servidores

O vereador Benjamim da Saúde (PSB) solicitou mais uma vez que os servidores da saúde recebam adicional de insalubridade. Ele disse na manhã desta terça-feira (9), na reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, que esses profissionais estão na linha de frente no combate à covid-19. Segundo ele, o adicional de risco com grau mínimo é de 10%, de grau médio 20%, e elevado chega a 40% do salário mínimo regional. “Pelo menos os servidores concursados precisam receber esse adicional”.

Benjamim da Saúde disse entender que esse adicional de insalubridade não resolve a vida dos profissionais, mas é um incentivo para aqueles que têm de pegar ônibus todos os dias para ir trabalhar. “Diversos outros estados e municípios já aderiram ao pagamento da insalubridade a estes profissionais, servidores que estão na linha de frente”.

O adicional de insalubridade foi criado pela lei federal  5.584/ 1970, e se caracteriza pela exposição do trabalhador  a determinados agentes químicos, físicos ou biológicos, e a mesma deve decorrer do ambiente de trabalho ou da atividade desenvolvida. Esse é, segundo o vereador, o caso dos servidores que estão se expondo ao vírus, um agente biológico e alta transmissão. Por isso, ele acha que os profissionais deveriam receber em grau máximo de insalubridade.

 

Em 09.06.2020 às 12h.58.