Benjamim da Saúde sugere nomeação de agentes de endemia

Preocupado com possíveis casos de dengue, zika e chikungunya ocorrerem simultaneamente aos do coronavírus, o vereador Benjamim da Saúde (PSB) sugeriu, na tarde desta segunda-feira (8), que a Prefeitura realizasse a nomeação dos 53 agentes de endemia. Segundo o parlamentar, os profissionais podem ajudar a população, principalmente em tempos de pandemia. “Os sintomas do coronavírus e dengue são semelhantes. E os 53 concursados irão ajudar muitas pessoas levando informações. Esses agentes já estão aptos a trabalhar”.

Benjamim da Saúde enfatizou que era preciso deixar claro para a população que houve uma diminuição nos leitos dos hospitais, a espera nos UTI’s acabou, mas por ter havido o devido isolamento social, e que o trabalho de prevenção é essencial. “É importante destacar que a vacina [para a covid-19] não está pronta. E que na volta para casa a assepsia tem que ser realizada. Mas o cidadão mais pobre, infelizmente, só tem uma máscara. Muitas vezes encardida e sem lavar. Alguns não fazem higienização por falta de informação", lamentou.

Ele chamou a atenção para o papel do poder público e das pessoas nesta pandemia. "A prefeitura vem fazendo um grande trabalho, mas a população precisa fazer a sua parte realizando a higiene das roupas e calçados. A proliferação desacelera de acordo com a diminuição do movimento de pessoas na rua. É preciso ter muito cuidado e a divulgação das notícias aumentar. Mesmo com essa reabertura do comércio, é importante dizer que a doença não está indo embora. E enquanto não há vacina, vamos fazer a nossa parte”.

No aparte, André Régis (PSDB) elogiou Benjamim da Saúde pela abordagem do assunto. “Benjamim da Saúde teve espírito de comportamento coletivo. A proposição visa preservar a vida do próximo e está correto por fazer o alerta”.

 

Em 08.06.20 às 15h02.