Benjamim da Saúde preocupado com as arboviroses

O vereador Benjamim da Saúde (PSB) disse que está preocupado com a possibilidade de ocorrência de arboviroses nos próximos dias no Recife. “O mosquito transmissor da dengue, da zika e da chicungunha é tão fatal quanto o vírus da covid-19, que está provocando a atual pandemia. O Recife já registrou nas últimas semanas 508 casos dessas doenças, sendo 419 da dengue, 82 da chicungunha e sete da zika”, disse, na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (15), de forma remota, por videoconferência.

O vereador alertou que, ao mesmo tempo que os números vem aumentando, o Recife está com uma deficiência de 402 agentes ambientais de combate a endemias. “O efetivo está muito reduzido para fazer o trabalho de prevenção. Temos, atualmente, 781 agentes trabalhando, mas o déficit é grande. O Recife, porém, já está com 153 agentes que foram homologados, mas que ainda esperam contratação”, disse.

“Eu tenho uma experiência de 13 anos trabalhando na área da saúde pública e falo com autoridade sobre essa questão. Temo que as pessoas acometidas pelas arboviroses cheguem aos postos de saúde e não sejam atendidas, pois os sintomas podem ser confundidos com o da pandemia”, observou. Ele lembrou que no ano passado, o Recife registrou um aumento de 105% dos casos de dengue, zika e chicungunha e  agora teme que os números aumentem ainda mais.


Em 15.06.2020.