Educação aprova projeto para contratar artistas locais em shows virtuais no ciclo junino

Dois projetos de lei foram aprovados e dois outros distribuídos, durante reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, realizada na tarde desta quarta-feira (3), por meio de videoconferência. Um dos que recebeu parecer favorável foi o PLO 70/ 2020, da vereadora Aline Mariano (PP), que estabelece a contratação de artistas locais, economicamente afetados pela pandemia do novo coronavírus, para a realização de shows virtuais durante o ciclo junino no Recife. A presidente da Comissão, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), conduziu o encontro que foi acompanhado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) e por Hélio Guabiraba (PSB).

Segundo o teor do projeto 70/ 2020, o Poder Executivo somente contratará os artistas devidamente inseridos no Cadastro Cultural do Recife (CCR), observando-se as regras previstas na legislação vigente.  Os shows virtuais servirão como forma de arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal para serem distribuídos pela Prefeitura do Recife à população mais afetada economicamente pela pandemia da covid-19.  “O cancelamento de eventos culturais é imprescindível neste momento, porém artistas e demais profissionais que trabalham nessas produções são atingidos diretamente. Artista só recebe se trabalhar, se não tem evento, não tem trabalho e por consequência não tem dinheiro. As noções de justiça social devem atuar para garantir uma quarentena com dignidade a todos”, justificou em seu projeto, Aline Mariane.

A segunda proposição que obteve parecer favorável entre os membros do colegiado foi a de número 86/ 2020, de autoria do vereador Hélio Guabiraba (PSB), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife, a “Semana Municipal de Conscientização e Combate à Disseminação de Notícias Falsas (Fake News)”. A Semana será realizada anualmente na primeira semana de julho. “Atividades como a distribuição de materiais informativos em escolas, vias públicas e demais localidades serão consideradas. Além disso, palestras sobre as consequências da publicação de notícias falsas e um trabalho de conscientização com artistas de rua, através de encenações nas vias públicas, também são sugestões do projeto de lei para que possamos combater a propagação de notícias falsas, as chamadas fake News”, disse Hélio Guabiraba.

A vereadora Ana Lúcia finalizou a reunião informando que o próximo encontro ocorrerá com as presenças de dois secretários da Prefeitura do Recife. "Contaremos com o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, e com a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Ana Paula Vilaça".

 

 Em 03.06.2020, às 15h17