Fred Ferreira cobrou implementação do Plano Diretor Cicloviário do Recife
Ao falar sobre o PDC, o vereador disse que a instalação do Plano Diretor Cicloviário permitirá que sejam instaladas ciclovias e ciclofaixas que vão favorecer as pessoas que se deslocam diariamente de suas residências para seus trabalhos. “Mas essas pessoas poderiam se deslocar de uma maneira mais segura e prática. Um dos exemplos de que esse serviço é deficiente é a Avenida Norte. Naquela região, é possível instalar ciclofaixas tanto no lado direito quanto no esquerdo da avenida. E dessa forma muita gente sairia beneficiada. Outra avenida importante que comportaria uma ciclovia é a da Imbiribeira. No canteiro central poderia existir um equipamento desse porte para favorecer a população, sobretudo o pessoal que se desloca do Ibura. Mas, isso depende da boa vontade do poder público. É preciso pensar a bicicleta como importante modal de transporte e isso não está sendo levado em conta”, disse. Fred Ferreira afirmou ter um abaixo-assinado que pede a criação de ciclofaixas e ciclovias nessas duas avenidas.
O vereador afirmou também que a Prefeitura do Recife arrecadou R$ 100 milhões em multas de trânsito, somente o ano passado, e que poderia aplicar parte desse dinheiro em instalação de ciclovias e ciclofaixas. “Muitos requerimentos meus, inclusive, foram apresentados com esse objetivo”, disse. Para sublinhar que a questão das ciclovias e o uso de bicicletas é uma pauta do seu mandato, ele lembrou ainda que um projeto de lei de sua autoria, o de número 124/2020, está tramitando na Câmara, com o objetivo de dispor sobre a doação de bicicletas apreendidas em decorrência da prática de ilícito penal, para associações de ciclistas, no âmbito do Município do Recife. “Essas bicicletas são apreendidas pela Polícia Militar ou pela Guarda Municipal porque não têm documentos ou porque foram roubadas. E elas poderias ser doadas a entidades como a Ameciclo”.
Ao justificar o seu projeto de lei ele disse que “muitas bicicletas são apreendidas e encaminhadas para os pátios das delegacias, aguardando para que sejam periciadas nos casos em que compete. Por nem sempre ser possível identificar os seus proprietários originais, ficam no limbo aguardando uma destinação. Esses veículos se amontoam nos depósitos públicos, sendo inviável a sua alienação, posto que o retorno financeiro para o Município seria irrisório, diante dos gastos para a realização de um leilão público. Este Projeto de Lei, portanto, propõe a doação de bicicletas apreendidas em decorrência da prática de ilícito penal, para associações de ciclistas no município do Recife, nos casos em que a propriedade não puder ser determinada ou não houver manifestação de interesse pelo proprietário, após a sua regular comunicação”.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) pediu um aparte para dizer que Fred Ferreira poderia contar com ele nessa pauta, apesar das diferenças ideológicas que mantém com ele. “Quero aproveitar para lembrar que apresentei um requerimento em abril deste ano, pedindo para que a Prefeitura do Recife promova a habilitação das ciclovias durante a semana, até que o PDC seja implantado”. O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), que também fez um aparte, disse que, apesar de reconhecer a importância da pauta de Fred Ferreira, defendia que ela fosse realizada em outro momento. “Devemos voltar a nossa atenção para o combate à covid-19. Portanto, a questão das ciclovias e ciclofaixas pode ser tratado em outro momento”, disse.
Em 29.06.2020.