Goretti Queiroz apela para governador proibir fogueiras e fogos juninos

A vereadora Goretti Queiroz (PSB) fez um apelo para que o governador Paulo Câmara acate a recomendação do Ministério Público de Pernambuco no sentido de estender para todos os municípios do Estado a proibição de vendas de fogueiras e fogos de artifício no período junino. “Esta proibição já está valendo para o Recife e partiu de uma decisão do prefeito Geraldo Julio, que foi sensível a um requerimento de minha autoria, o de número 2441, aprovado pelo plenário desta Câmara, em que peço essa proibição. A participação do governador é importante para autorizar a Polícia Militar no acompanhamento dos trabalhos de proibição”, ressaltou, na reunião ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (8), de forma remota, por videoconferência.

A proibição da venda de fogueiras e fogos de artifício, no período junino, no Recife, foi determinada através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) no final da semana passada. “De toda forma, proponho que o governador autorize a Polícia Militar a fazer o trabalho de acompanhamento das fogueiras e dos fogos durante o período no Recife. Esse trabalho será muito importante porque as fogueiras e os fogos produzem fumaça e isso vai prejudicar as pessoas que estão se recuperando de problemas respiratórios como a covid-19. Também será muito importante a proibição para ajudar os idosos, alérgicos e animais”, lembrou. A policia trabalharia, de acordo com a vereadora, através de drones que identificarão áreas que estejam desrespeitando a recomendação do Executivo.

Goretti Queiroz assinalou que os comerciantes que vendem madeiras para fogueiras no Recife, e que são cadastrados na Prefeitura,  poderão receber uma ajuda financeira, assim como também cestas básicas para superar este momento e compensar as perdas financeiras. “Mas, nem todo mundo que acende compra fogueiras. Algumas pessoas conseguem a madeira por conta própria. Por isso, será importante o apoio do governador Paulo Câmara, pois somente a Polícia Militar tem o poder constitucional de fazer o importante trabalho de repressão”, disse.


Em 08.06.2020.