Ivan Moraes comenta flexibilização de quarentena e edital para artistas

Os planos de retomada das atividades econômicas durante a pandemia de covid-19 em Pernambuco e no Recife foram alvos de críticas do vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta segunda-feira (8), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, a reabertura coloca em risco populações mais vulneráveis. Na ocasião, Moraes também comentou o lançamento, pela Prefeitura, de um edital de 1,6 milhão para contratar artistas para apresentações virtuais durante os festejos juninos.

“Vi os dados publicados pelo Governo de Pernambuco e o resultado deles é que a quarentena rígida funciona. Se a gente reduziu a fila nas UTIs, é porque as pessoas estão isoladas socialmente”, argumentou Ivan Moraes. A reabertura promovida pelo Estado se inicia nesta segunda-feira, com a retomada das atividades do setor da construção civil. “A falta de isolamento social tende a atingir mais firmemente a população mais vulnerabilizada. O que a gente está dizendo ao abrir a construção civil e o varejo, é que a população mais pobre, prioritariamente negra, será exposta à infecção. Enquanto isso, as pessoas mais abastadas podem ficar em casa e continuar se prevenindo”.

O edital da Prefeitura para o setor cultural, cujo anúncio foi publicado no Diário Oficial do município no sábado, foi criticado pelo vereador por não ter sido apresentado para debate antes. Todavia, o parlamentar se mostrou satisfeito com o aceno aos artistas. “O presidente da Fundação de Cultura nos disse [em reunião no dia 27 de maio] que não havia recurso previsto durante a pandemia. Mas a gente viu que a pressão foi forte. A campanha ‘A Cultura Precisa Sobreviver’ está dando certo. A Prefeitura atende a um requerimento do nosso mandato, feito ainda no início da pandemia”.

Em 08.06.2020, às 11h44