Ivan Moraes critica reabertura e diz que não há base científica

“Enquanto a curva de contaminação pelo novo coronavírus continuar ascendente, como é o caso na Região Metropolitana do Recife, e sem base científica, a reabertura é prematura e perigosa”. Palavras do vereador Ivan Moraes (PSOL) ditas na manhã desta terça-feira (2), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência. Ele citou o Boletim de número 8, do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste para a covid-19, composto por renomados cientistas, que afirma de forma contundente que não há base científica para a reabertura de setores da economia e da sociedade.

Ivan Moraes lembrou que as medidas de isolamento, mesmo sem alcançar o percentual adequado, pouparam vidas e não devem ser relaxadas, conforme o Consórcio Científico. Disse ainda que existem pelo menos 60 pessoas na fila esperando por um leito de UTI. “Por isso o crescimento de casos preocupa na RMR e no interior, em cidades como Caruaru, Garanhuns e outras, o número de infectados continua aumentando”.

O vereador alertou que a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara do Recife, vem solicitando através do presidente  Luiz Eustáquio (PSB) testagem em massa, e só assim será possível mapear os locais de maior incidência.

Luiz Eustáquio acha que o governo está diante de um dilema devido à pressão social e econômica pela reabertura. “As pessoas estão passando necessidade e precisam trabalhar, ao mesmo tempo é preciso buscar saídas observando a curva, quando for descendente, e a testagem em massa, para localizar bairros onde a incidência for maior.” Dessa forma, segundo ele, é possível fazer um isolamento inteligente.

Jayme Asfora (Cidadania) acredita que a curva ainda não chegou no platô, ou seja, no pico. No entanto, ele argumentou que é possível verificar as ruas cheias nos bairros periféricos, e que no final de semana quase tudo funcionava e com aglomeração. “faltou fiscalização da Prefeitura do Recife”.

Em 02.06.20220 às 12h40.