Ivan Moraes divulga manifesto de Igrejas Cristãs

Um manifesto subscrito por diversas Igrejas e denominações cristãs, pertencentes ao Movimento PE de Paz, exortando à permanência da quarentena, em virtude do coronavírus, por entenderem que ainda não é a hora de reabertura dos templos, foi lido na manhã desta terça-feira (16), durante reunião ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). “Considero irresponsável a reabertura, inclusive de Igrejas, por aglomerarem pessoas em recintos fechados”.

O vereador leu o manifesto reafirmando que entende o papel espiritual e religioso das igrejas, mas que por serem locais que aglomeram pessoas, em espaços quase sempre fechados, ainda não seria a hora dessa reabertura de templos.

O manifesto cita no início do texto, o versículo da Bíblia, que está no livro de Mateus "Ama ao próximo como a ti mesmo", e pede às autoridades e a  sociedade em geral consciência crítica. “Tenho sido crítico da condução de algumas medidas tomadas pelos gestores nessa pandemia e elogiado medidas acertadas.

O manifesto diz que as entidades que subscrevem são um movimento que reúne dezenas de igrejas do Estado. Tem como objetivo principal fomentar o envolvimento  nas problemáticas sociais das cidades fazendo com que a igreja seja “consciência crítica e justa do Estado diante de problemas que envolvem injustiças e desigualdades”. Mais adiante, o Manifesto diz que “diante do quadro gravíssimo de pandemia da covid-19 conclamamos as igrejas a serem sal e luz para a cidade como nos ensina Nosso Senhor Jesus de Nazaré e, especificamente nesse tempo, entendemos que ser  e luz seria provermos a cidade: de voluntários, de recursos materiais, doações financeiras , cestas básicas, EPis, templos transformando-se em local de apoio ao governo para pessoas em situação de rua, leitos extras a serviço da secretaria de Saúde".

O documento, segundo Ivan Moraes, também afirma que devemos estimular o isolamento social  e por isso não apoiam a abertura de templos para fins de atividades apenas religiosas. “Subscrevo  documento e peço a todos que também o façam”.

 

Em 16.06.2020 às 11h41.